Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

POLÊMICA DA VAI-VAI

Edna defende escola de samba que representou policiais como demônios: 'Carnaval é um espaço político'

Foto: Assessoria/Câmara de Cuiabá

Edna defende escola de samba que representou policiais como demônios: 'Carnaval é um espaço político'
A vereadora Edna Sampaio (PT) decidiu entrar na polêmica nacional e rebateu as críticas feitas pelos vereadores e por policiais ao tema do desfile da escola de samba “Vai-Vai”, de São Paulo. A escola desfilou no último sábado (10)  e trouxe uma ala composta por pessoas fantasiadas de policiais do Batalhão de Choque, que usavam chifres e asas, fazendo alusão a demônios.


Leia também
Janaina afirma que grupo pró-Botelho rejeita composição com MDB na capital: ‘com Emanuel não é bem-vindo’


O tema foi pauta de debate durante a sessão ordinária da Câmara de Cuiabá, na quinta, quando representantes da Polícia Militar compareceram para apresentar os resultados do policiamento durante a Operação Carnaval.

Edna afirmou que reconhece o trabalho da PM,  mas ponderou que há casos em que a polícia utiliza a instituição e a farda para cometer atos não aprovados pela corporação como um todo. “Acho que é necessário, sim, fazer a crítica, e o Carnaval é um espaço político. A Vai-Vai apresentou a crítica, que deve ser aceita pela corporação, pela instituição, que se insere no espaço democrático. Nenhum de nós está livre da crítica, ela é necessária se a gente defende o estado democrático de direito”.

A petista disse, ainda, que cobrará do Executivo atenção especial às escolas de samba cuiabanas e que discutirá as ações voltadas a esse segmento durante a audiência pública  que será realizada na próxima terça-feira (20), para debater o Plano Municipal de Cultura. 

Sobre a violência policial, ela salientou que é preciso aceitar críticas e ouvir os que, muitas vezes, não têm seus direitos respeitados. “No Brasil,  o direito não é conferido a  todos e há muitas pessoas vítimas de todo tipo de violência do Estado. Nós, que só estamos aqui graças à democracia que nos elegeu, devemos ser os primeiros a fortalecer as instituições”.

A polêmica

A escola homenageou o grupo de rap Racionais MC’s, com o enredo "Capitulo 4, Versículo 3 – Da rua e do povo, o Hip Hop – Um manifesto paulistano". Uma das alas representou o disco "Sobrevivendo no Inferno", um dos mais importantes do gênero. Uma das canções do álbum é "Diário de um detento", que relata o dia a dia de presos em SP. A ala trazia figuras que remetiam à imagem do demônio com cassetetes e um escudo escrito Choque, uma das tropas da Polícia Militar de São Paulo.

Em nota, a agremiação negou que a representação dos policiais como demônios tenha sido um ataque ou provocação contra a categoria. Segundo o comunicado, a ala era uma alegoria da situação vivida em São Paulo na década de 1990.

“A ala retratada no desfile de sábado, da escola de samba Vai-Vai, à luz da liberdade e ludicidade que o carnaval permite, fez uma justa homenagem ao álbum e ao próprio Racionais Mcs, sem a intenção de promover qualquer tipo de ataque individualizado ou provocação, mas sim uma ala, como as outras 19 apresentadas pela escola, que homenageiam um movimento”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet