Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

CIRURGIAS

MedTrauma comunica fim de prestação de serviços para Prefeitura de Cuiabá nesta sexta

Foto: Luiz Alves

MedTrauma comunica fim de prestação de serviços para Prefeitura de Cuiabá nesta sexta
A empresa de gestão de saúde, MedTrauma, alvo de investigações por supostas irregularidades na execução de serviços ortopédicos em hospitais de Mato Grosso, declarou que antecipou o fim do vínculo profissional com a Prefeitura de Cuiabá, e estará atendendo os pacientes e cirurgias agendadas até o início da noite de sexta-feira (23). A medida foi divulgada após a prefeitura de Cuiabá enviar uma comunicação sobre a empresa não poder contar mais com a confiança das autoridades municipais.


Leia mais
MedTrauma se diz surpresa com suspensão de contrato com a prefeitura e afirma que população será prejudicada


A Medtrauma alega que tentou buscar soluções diante da suspensão do contrato com a Prefeitura de Cuiabá, recebendo a comunicação na quarta-feira (21), com surpresa.

“Nos últimos dias, tentamos de todas as formas buscar soluções diante do decreto do senhor Prefeito que suspendeu o contrato da MedTrauma e de outra norma, editada pela Empresa Cuiabana de Saúde, que na prática revogava o objeto do contrato firmado com nossa empresa. Ainda assim, sempre colocamos a saúde em primeiro lugar e o atendimento aos pacientes como nossa missão”, diz início do comunicado enviado à imprensa.

A empresa afirma que não pode ser questiona pelo Poder Público e continuar prestando atendimento, mesmo colocando o compromisso com os pacientes de Cuiabá em primeiro lugar, visto que também se sacrificou financeiramente, pois a Prefeitura não realiza os pagamentos há mais de três meses, configurando também rescisão contratual.

“Ainda assim, buscamos manter o atendimento, arcando com pesados prejuízos. Até mesmo a falta de material para realizar cirurgias, que antes estavam zeradas, passou a acontecer nos últimos dias”, afirmou.

Na quarta-feira, a Prefeitura de Cuiabá também emitiu uma nota à imprensa a respeito de supostos cancelamentos de cirurgia de ortopedia no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), negando o fato, e reforçando que a Medtrauma iria prosseguir com os atendimentos até a contratação emergencial de outra empresa terceirizada.

Confira abaixo a nota da Prefeitura, na íntegra:

“Jamais ocorreu cancelamento de cirurgia ortopédica no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), ocorreram reagendamentos, inclusive na data de ontem dois procedimentos foram realizados.

A cirurgia da paciente de 93 anos, vítima de acidente doméstico, ocorrerá na quinta-feira (22).

A ECSP realiza, em diálogo com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), a contratação emergencial de empresa para atender a demanda de cirurgias ortopédicas e OPMEs.

Em paralelo à isso, está em andamento procedimento licitatório para a contratação de nova empresa em caráter definitivo. Nesse ínterim, a Medtrauma deve prosseguir com os atendimentos, conforme o decreto”.


Confira também a comunicação da Medtrauma, enviada à reportagem, na íntegra:

À população de Cuiabá

Recebemos na quarta-feira, com enorme surpresa, a comunicação da prefeitura de Cuiabá de que a MedTrauma não conta com a confiança das autoridades municipais.

Nos últimos dias, tentamos de todas as formas buscar soluções diante do decreto do senhor Prefeito que suspendeu o contrato da MedTrauma e de outra norma, editada pela Empresa Cuiabana de Saúde, que na prática revogava o objeto do contrato firmado com nossa empresa.

Ainda assim, sempre colocamos a saúde em primeiro lugar e o atendimento aos pacientes como nossa missão.

Mas, diante da comunicação de que a MedTrauma está sofrendo uma “auditoria” - que não é apenas financeira e pode incluir também todos os procedimentos médicos e clínicos - entendemos que não podemos estar sendo questionados pelo Poder Público e, ao mesmo tempo, continuar prestando atendimento.

A MedTrauma fez de tudo para colocar seu compromisso com os pacientes da capital em primeiro lugar, sacrificando até mesmo sua saúde financeira: a empresa está há mais de 3 meses sem receber da Prefeitura, o que configura a condição para a rescisão contratual. Ainda assim, buscamos manter o atendimento, arcando com pesados prejuízos.

Até mesmo a falta de material para realizar cirurgias, que antes estavam zeradas, passou a acontecer nos últimos dias.

Todavia, o fato novo de quarta-feira levanta uma questão ética: como profissionais de saúde que lidam com vidas humanas podem continuar a cumprir o seu ofício se, publicamente, não contam com a confiança de seu contratante?

Dessa forma, entendemos que o mais ético a fazer é aguardar o resultado final da auditoria e suas conclusões. Se o Poder Público se tornar fonte de insegurança e imprevisibilidade, nosso dever é colaborar para que a normalidade seja o mais rapidamente retomada, em nome do interesse público.

Assim, estamos anunciando a antecipação do fim de nosso vínculo profissional com a prefeitura de Cuiabá.

Estaremos atendendo até as 19 horas de amanhã, em respeito aos pacientes e cirurgias já agendadas.
Lamentamos profundamente que a situação criada, totalmente à nossa revelia, tenha chegado a esse ponto.

A vida e a medicina são questões que não podem ser tratadas com nada menos do que absoluto rigor, respeito e responsabilidade.

É em nome desses princípios que tomamos a decisão de permitir à Prefeitura que possa atender à população com outros profissionais, que sejam de sua absoluta confiança, para o bem da população e de todos os pacientes.

MedTrauma
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet