Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

COM ATÉ 50 MIL HABITANTES

AMM reforça importância de projeto que libera pequenos municípios inadimplentes a firmarem contratos com governo

Foto: JLSiqueira/ALMT

AMM reforça importância de projeto que libera pequenos municípios inadimplentes a firmarem contratos com governo
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin (MDB), declarou apoio ao projeto de lei (34/2024), que permite os municípios com menos de 50 mil habitantes a assinarem convênios com os governos estadual e federal, mesmo que não estiverem adimplentes com algumas certidões.


Leia também
Vereador nega que Câmara tenha extrapolado prazo legal para votar contas de Emanuel


De autoria do presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho, a matéria passou em primeira votação e foi defendida pelos prefeitos, durante posse da nova diretoria da AMM, na manhã desta quinta-feira (22).

"Em nome de todos os prefeitos do estado, queremos dar força e pedir aprovação da matéria de autoria do deputado Botelho. O projeto tem o apoio também da deputada Janaina Riva. Ele permite aos municípios, com menos de 50 mil habitantes, a assinatura de convênios, emissão de empenhos e a transferência de recursos, quando não estiverem adimplentes com algumas certidões", disse Bortolin.

Botelho ressaltou a importância do projeto que irá fortalecer os municípios, com reflexos da queda na atividade econômica. E a maioria não consegue atender as exigências de certidões para receber recursos.

O deputado explicou que as cidades poderão firmar convênios e promover o desenvolvimento, com foco no bem-estar social e na melhoria da qualidade de vida, uma vez que, a proposta amplia parcerias e potencializa os recursos disponíveis para investimentos locais.

"Tenho certeza que vai ser aprovado e sancionado pelo governador. Vamos levar recursos para os municípios, pois o que não pode é a população ser prejudicada por causa de alguma inadimplência. Agradeço o apoio incondicional do presidente da AMM Leo Bortolin. Juntos, podemos construir um futuro mais próspero para nossos municípios", avaliou.

O projeto

Dentre outras diretrizes, a matéria determina que essas cidades não sejam condicionadas à situação de adimplência para a emissão de nota de empenho, transferências de recursos, assinatura de instrumentos e a doação de bens, materiais e insumos.

"A medida busca desburocratizar os processos administrativos, oferecendo maior flexibilidade para a gestão municipal ao eliminar a exigência de adimplência como pré-requisito para a realização dessas operações. Essa flexibilidade é essencial para possibilitar respostas rápidas às demandas locais, estimulando a eficiência na aplicação de recursos e a implementação de ações que atendam às necessidades imediatas da comunidade", conforme trecho da proposta.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet