Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

GUERRA DE NARRATIVAS

Barranco insiste que decisão sobre candidatura em Cuiabá é nacional: 'não tem o que fazer'

02 Mar 2024 - 16:23

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Luis Vinicius

Foto: JLSiqueira/ALMT

Barranco insiste que decisão sobre candidatura em Cuiabá é nacional: 'não tem o que fazer'
Insistindo na narrativa de que a decisão do PT de Cuiabá pela pré-candidatura de Lúdio Cabral não valeu de nada, o presidente regional da sigla, Valdir Barranco, prevê que a Executiva Nacional, que seria a responsável por definir o nome do partido a ser debatido com os demais partidos da federação (PV e PCdoB), deve adotar o consenso para escolher entre o colega deputado estadual ao a vice-presidente da Conab, Rosa Neide.


Leia também
Tião da Zaeli volta a disparar contra família Campos: 'se eu tivesse 54 anos na prefeitura, teria vergonha de andar na cidade'


“Não tem o que fazer, está nas regras que em abril o diretório nacional vai decidir nos municípios com mais de 100 mil habitantes. Acredito que será no consenso, até antes do prazo estabelecido pela nacional. Independente de quem seja nós vamos sair fortes”, disse, em conversa com a imprensa nesta quarta-feira (28).

Conforme Barranco, após a Executiva Nacional do PT escolher entre Lúdio e Rosa, a discussão passa a ser com a direção nacional do PCdoB e PV, que tem o nome do vice-prefeito José Roberto Stopa como possibilidade.

Lúdio diverge

A explicação de Barranco diverge do que Lúdio tem defendido. Na semana passada, o pré-candidato demonstrou confiança de que seu nome será homologado pela Executiva Nacional do PT. Segundo o petista, não há mais o que se discutir sobre a decisão da legenda municipal e a partir da chancela nacional ao seu nome, o próximo passo será debater com os demais partidos da federação, PV e PCdoB, além das siglas aliadas.

No dia 18 de setembro, a Executiva Nacional do PT aprovou uma resolução permitindo que dois terços dos integrantes de diretórios municipais escolham o seu pré-candidato à prefeitura de cada cidade, dispensando nesse caso a realização de prévias.

Nos municípios onde não houver consenso, o diretório teria que deliberar até 30 de novembro sobre as candidaturas ou propostas de coligação, desde que tal decisão tivesse apoio de dois terços dos membros da instância. Neste caso, a decisão seguiria imediatamente para a homologação da nacional.

O estatuto prevê ainda que as prévias podem ser dispensadas caso dois terços do diretório votem nesse sentido. Mas, nesse caso, o pré-candidato passa a ser definido em um encontro partidário, com delegados eleitos para esse fim – não pelos diretórios, que são instâncias menores e controladas por caciques.

No ano passado, o diretório de Cuiabá elaborou um calendário de decisão da candidatura. O primeiro passo foi abrir para às inscrições de pré-candidaturas, Lúdio Cabral e Rosa Neide se inscreveram. Depois, o PT fez a votação para escolher a candidatura e Lúdio conseguiu quase 2/3 (dois terços).

Então, no início de dezembro, foi preciso fazer a eleição para eleger delegados e organizar um encontro de delegados, para que tomassem a decisão. Com o movimento, Rosa Neide decidiu não inscrever seus delegados, deixando caminho livre para Lúdio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet