Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

TRANSPARÊNCIA

Publicação de decreto detalha órgãos que devem gravar treinamentos; confira

Foto: Rogério Florentino

Publicação de decreto detalha órgãos que devem gravar treinamentos; confira
O governo estadual publicou na tarde desta sexta-feira (15) o decreto que determina a obrigatoriedade da gravação durante os treinamentos de formação da Segurança Pública do Estado. A medida se dá em resposta à morte do soldado do Corpo de Bombeiros, Lucas Veloso do Santos, em um treinamento da corporação há cerca de duas semanas. 


Leia também
Cármen Lúcia nega pedido de reconsideração e mantém despejo de famílias no Contorno Leste


Com a publicação, começou a valer a obrigatoriedade do registro audiovisual durante treinamentos de formação, realizados pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), do Corpo de Bombeiros, das Polícias Militar, Judiciária Civil e Penal do Estado de Mato Grosso, nos casos que envolvam atividades de alto risco, notadamente aquelas de natureza aquática.

O decreto estabelece que as diretorias de ensino, ou unidades administrativas de cada órgão, ficarão responsáveis por definir as atividades de alto risco incluídas em seus respectivos cursos e treinamentos de formação, de acordo com a natureza das atribuições de cada órgão policial/militar. Isso deverá ser feito por meio de ato normativo interno a ser publicado na imprensa oficial. 

As gravações deverão ser feitas por meio de sistema que garanta a qualidade, durabilidade e que garanta a identificação das pessoas, do ambiente e das situações objetos de registro.

Além disso, caberá aos responsáveis pela gravação e pelo armazenamento dos arquivos das filmagens, em cada um dos órgãos mencionados, adotar todas as medidas necessárias ao atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) será responsável pela fiscalização da implementação e cumprimento das normas que determinam a gravação dos treinamentos. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet