Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

'MAIOR DESAFIO'

Governo aguarda autorização do Ibama e ICMBio para começar obras no Portão do Inferno

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Governo aguarda autorização do Ibama e ICMBio para começar obras no Portão do Inferno
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, disse que o maior desafio do estado para iniciar obras no Portão do Inferno, na MT-251, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, é conseguir o licenciamento ambiental dos órgãos federais, como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


Leia também
Pivetta diz ser 'muito provável' apoio do Republicanos a Botelho e não descarta indicação de vice


Ele comentou que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) está finalizando o projeto para a realização de uma obra de retaludamento das encostas do Portão do Inferno, o processo que vai impedir novos deslizamentos e permitir um novo traçado da rodovia.

“A Sinfra vai nos apresentar o estudo para que a gente possa ter uma melhor visão de quanto tempo a gente terá, principalmente para vencer o desafio do licenciamento ambiental. Eu acho que o maior desafio que nos guarda é o licenciamento ambiental. Ele, obrigatoriamente, passa pelo ICMBio e pelo Ibama, o Governo do Estado não tem autonomia para fazer esse processo”, explicou.

De acordo com o secretário, a proposta que está sendo desenhada pela Sinfra é uma das soluções mais céleres que o governo encontrou para evitar novos deslizamentos de terras ou algo pior na região.

Para tentar mais agilidade dos órgãos federais, ele espera que a bancada do estado no Congresso Nacional ajude a articular no Ministério do Meio Ambiental a liberação do documento.

“Estamos alinhando para que possamos unir forças dentro do estado do Mato Grosso, primeiro com toda a nossa bancada estadual, bancada federal, com os órgãos que estão aqui no estado, ICMBio, IBAMA todos juntos para que possamos trabalhar num licenciamento muito célere e para que possamos acelerar essa solução de Chapada dos Guimarães”, destacou.

Em janeiro, o presidente do Ibama, Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça, garantiu que o órgão irá analisar o mais rápido o possível o pedido de Mato Grosso para renovação do termo de delegação de competência envolvendo a MT-251.

A liberação é necessária para que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) seja a responsável pela liberação das licenças para eventual duplicação da estrada, assim como da obra definitiva no Portão do Inferno.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet