Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Política MT

MT-030

Garcia contraria deputados e diz ser impossível começar nova estrada de Chapada ainda em 2024

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Garcia contraria deputados e diz ser impossível começar nova estrada de Chapada ainda em 2024
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, disse ser impossível começar ainda em 2024 as obras da MT-030, rota alternativa entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Ele comentou que com a elaboração do projeto, somado à burocracia do sistema brasileiro, demoraria mais de um ano para que a proposta pudesse sair do papel, além de falta de recursos.


Leia também
Times criticam tentativa de Abílio em querer barrar investimentos no futebol amador de Cuiabá: 'desconhecimento'


“Primeiro, antes de falar de lançamento de projeto, precisamos contratar um projeto de engenharia e um projeto ambiental da MT-030. A Assembleia Legislativa aprovou um orçamento para que possamos fazer isso, o governo vai executar esse orçamento, mas precisamos fazer a contratação de um projeto de engenharia e ambiental para que possamos ter os estudos, antes de iniciar qualquer projeto. Temos um longo caminho pela frente”, destacou.

Além dos projetos de engenharia, Garcia lembrou que a obra precisa ser aprovada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), processo que, segundo ele, não seria possível ser concluído em menos de um ano.

“Essa estrada vai sofrer influência do Parque Nacional de Chapada Guimarães, então, também será objeto de um licenciamento do ICMBio e do Ibama. Então, você tem pela frente, fazer o projeto de engenharia, você tem que fazer o projeto ambiental e você tem que conseguir o licenciamento, licitar a obra, dar ordem de serviço e começar a obra, então tem um tempo que isso precisa ser feito, não é fácil cumprir esse objetivo todo e começar essa obra em 2024”, frisou.

Os deputados estaduais cobram do governo a construção da rodovia para que seja usada como uma rota alternativa entre Cuiabá e Chapada. A cobrança ganhou força no final do ano passado, após deslizamentos de terra dos paredões do Portão do Inferno, que fica na MT-251.

No início do mês, a Assembleia Legislativa derrubou veto do governador Mauro Mendes (União) à emenda que garantia recurso de R$ 35 milhões para dar início às obras da MT-030.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet