Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

DADOS DO SERASA

Quase 54% da população mato-grossense está endividida; estado ocupa 1º lugar em ranking de inadimplentes

Foto: Olhar Direto

Quase 54% da população mato-grossense está endividida; estado ocupa 1º lugar em ranking de inadimplentes
Dados do Serasa Brasil divulgados nesta semana mostram que Mato Grosso ocupa o primeiro lugar entre os estados mais inadimplentes do país. De acordo com o documento, quase 54% da população adulta mato-grossense está endividada, um aumento de 0,89% se comparado com janeiro, quando 52,60% dos moradores possuíam alguma dívida.


Leia também


De acordo com o novo levantamento, mais 25 mil moradores estão inadimplentes. Ainda conforme os dados, no estado, o principal seguimento com pessoas endividadas é o das utilities, que incluem serviços de utilidade pública, que corresponde a 27%. Na sequência, aparece o varejo, que corresponde a uma média de 24%, seguido por pelo seguimento de bancos e cartões, que corresponde a quase 19%.

A nível Brasil, cerca de 72 milhões de pessoas adultas estão inadimplentes, o que corresponde 43,85% da população adulta.

Embora o número seja considerado alto, o Mapa da Inadimplência registrou leve queda na comparação entre fevereiro e janeiro, apontando que cerca de 30 mil pessoas limparam seus nomes.


Mapa da Inadimplência - Dados: Serasa Brasil

De acordo com o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Fábio Granja, a inadimplência tem sido bem desafiadora nos últimos meses, já que tem apresentado oscilações que demonstram cada vez mais uma dificuldade do cidadão em organizar as suas finanças. 

“Isso está ligado a uma cultura de não planejar bem a vida financeira, porém também é resultado de fatores como inflação, aumento no preço de serviços essenciais como água e luz, aumento em plano de saúde, trabalhos informais que não garantem uma receita fixa mensal e assistencialismo que coloca muitas pessoas com medo de buscar um emprego formal e perder o benefício, onde prejudica ter uma renda maior e mais sólida”, disse em entrevista à imprensa.

Granja reforça ainda, que, para combater a inadimplência, é importante investir na educação financeira nas famílias, para que a cultura do brasileiro possa evoluir no sentido de saber investir, poupar e realizar gastos mais conscientes.

"Existem muitas oportunidades de negociações de dívidas que favorecem um melhor fluxo de caixa para as empresas e um nome limpo para o cidadão, porém se não tiver um trabalho intenso de conscientização e aprendizagem sobre o tema planejamento financeiro pessoal, as campanhas se tornarão apenas soluções pontuais e a inadimplência continuará a crescer”, contou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet