Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

APÓS MORTES DE PMs

Deputado apresenta projeto que obriga uso de coletes flutuantes durante operações policiais em lagos e rios

Foto: Reprodução

Helidiony Barbosa e o soldado Jaderson Nunes Teixeira

Helidiony Barbosa e o soldado Jaderson Nunes Teixeira

O deputado Dr. Eugênio (PSB) apresentou um Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de colete balístico com flutuabilidade positiva como equipamento de proteção individual (EPI) para os policiais militares e civis em missão em rios, lagos e/ou lagoas em Mato Grosso. A proposta foi elaborada depois que dois policiais militares morreram durante trabalho no Rio das Mortes, em Novo Santo Antônio (1.065 km de Cuiabá).


Leia também
Corpo de segundo PM que desapareceu após embarcação virar no rio das Mortes é encontrado por moradores

 
O projeto de lei propõe que além da proteção balística convencional, os coletes utilizados em missões aquáticas também devem possuir partes internas de material flutuante na frente e nas costas, com um coeficiente de absorção de água menor que 3%. Essas especificações estão de acordo com portaria expedida pelo Exército Brasileiro (EB).
 
No início do mês, o sargento Helidiony Barbosa e o soldado Jaderson Nunes Teixeira, ambos da Polícia Militar, morreram após o barco em que estavam naufragar. Além de todo o abalo da corporação, o caso gerou comoção em toda a sociedade sobre o não uso de colete flutuante. O texto ainda não tem data para ser apreciado pela Assembleia Legislativa (ALMT).
 
Em sua justificativa, o deputado ressaltou a importância dessa medida. A norma, segundo ele, serve para garantir a segurança dos policiais durante suas atividades em ambientes aquáticos. De acordo com o parlamentar, a tragédia poderia ter sido evitada se os policiais estivessem equipados com coletes adequados para o ambiente em que estavam trabalhando.
 
“Muito provavelmente se estivessem com coletes adequados para o local que desempenhavam a missão, teriam tido chances de sobrevivência até a chegada do resgate”, diz trecho da proposta.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet