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Sábado, 27 de abril de 2024

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Ex-deputado dispara contra Barranco após petista dizer que Lula retomou duplicação da BR-163: 'covarde'

Foto: Reprodução

Ex-deputado dispara contra Barranco após petista dizer que Lula retomou duplicação da BR-163: 'covarde'
Um vídeo publicado pelo deputado estadual Valdir Barranco  (PT) em suas redes sociais nesta semana provocou a ira de um ex-colega de parlamento, o ex-deputado Xuxu Dal Molin (UNIÃO), que é produtor rural em Sorriso (420 km de Cuiabá). O vídeo em questão é sobre a duplicação de trechos da BR-163, em que o petista afirma que a retomada das obras se deu por causa do presidente Lula (PT). 


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“Destaca-se que Lula está empenhado na continuidade da duplicação de Sinop a Santarém, promovendo melhorias essenciais para a infraestrutura e o desenvolvimento da região”, diz o parlamentar. A parlamentar acrescentou ainda que “o governo do inelegível não fez nada e abandonou por completo” as obras da 163, se referindo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Dal Molin, por sua vez, rebateu a fala de Barranco, chamando-o de mentiroso e acusando-o de espalhar fake news. “O deputado Barranco fez um vídeo falando que a BR-163 foi retomada a duplicação graças ao presidente Lula. É uma completa mentira, é um covarde”, disse para os seus seguidores. 

“Eu achei que você tinha criado vergonha na cara. Todo mundo sabe a história da BR-163”, continuou Dal Molin. “O governo do PT, do seu partido, Barranco, com a Dilma, fez uma concessão fajuta, não seguiu nem padrão do Dnit e colocou na mão da Odebrecht, que não fez a obra”.

O Governo de Mato Grosso assumiu oficialmente a concessão do trecho estadual da BR-163 em maio de 2023. Na época, a transferência do controle acionário da Rota do Oeste foi assinada pelo governador Mauro Mendes junto ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A obra foi licitada em 2013, mas a empresa concessionária não conseguiu honrar os compromissos e, segundo Mendes, acumulou dívidas de R$ 900 milhões. A BR-163 é um dos principais corredores de escoamento da produção agropecuária da região central do Brasil.

O governador explicou que a solução encontrada, em diálogo com o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é inédita e, com ela, um ente subnacional passa a ser concessionário do governo federal. Por meio da empresa estadual MT Par, o governo de Mato Grosso assumiu o controle acionário da concessionária Rota do Oeste, que administra o trecho mato-grossense da BR-163.
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