Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

AVISOS METEOROLÓGICOS

Bombeiros e Energia alertam para cuidados com temporais em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Bombeiros e Energia alertam para cuidados com temporais em Mato Grosso
O outono começou com um alerta de temporais em Mato Grosso nos próximos dias. Segundo a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes, as chuvas devem ser intensas até o início da próxima semana, principalmente no centro-sul e oeste do estado, com ventos de até 100 km/h. As condições são geradas por causa da chegada de uma frente-fria que já colocou outras regiões do país em atenção.


Leia mais
Homem em situação de rua fica com pedaço de portão cravado em perna após tentar pular muro de casa


“Esse canal de umidade está se formando desde o sudeste do Brasil até a região central do país. Além disso, essa massa deve encontrar pontos de calor em Mato Grosso, tornando o tempo ainda mais instável principalmente entre domingo e segunda-feira”, explicou a especialista. 

Por causa do risco, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso junto e a concessionária de energia estão reforçando preventivamente as orientações de segurança com a comunidade. A companhia está em estado de alerta, com efetivo em sobreaviso.

“Nós estamos monitorando a evolução dessa massa de instabilidade em tempo real dentro do nosso Centro de Operações Integrado e repassando esses dados ao Corpo de Bombeiros e às prefeituras, para estarmos preparados para eventuais ocorrências”, esclareceu o gerente de operações da Energisa, Anderson Rodrigues.

Uma dica importante em uma situação de tempestade é procurar um lugar seguro. “Não fique em áreas abertas e descampadas ou embaixo de estruturas metálicas e de árvores, que ser podem cair em rajadas de vento ou serem atingidas por raios”, afirma Tenente-coronel BM Heitor Fernandes da Luz, Comandante Regional I.

Outro ponto de atenção são áreas alagadas ou com cabos partidos, mesmo os de telefonia, que podem estar energizados.

“Esse cuidado é muito importante. Se houver cabo partido na rua ou tocando um automóvel, por exemplo, é importante isolar o trecho e fazer contato de imediato com a Energisa ou até mesmo o Corpo de Bombeiros pelo 193. Nessas condições há risco de acidentes e choques. Por mais que as nossas redes tenham proteções, com eletricidade é preciso ter atenção máxima”, ressaltou o gerente de operações.

A mesma dica vale para dentro de casa, com a retirada de equipamentos da tomada. Além disso, a poda preventiva de árvores que podem tocar na rede elétrica
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet