Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

APÓS DECISÃO JUDICIAL

Secretário afirma que detentos do PCC que estavam no Capão serão transferidos para espaço em frente à PCE

Secretário afirma que detentos do PCC que estavam no Capão serão transferidos para espaço em frente à PCE
O secretário de Segurança Pública (Sesp), coronel César Roveri, disse que irá cumprir a decisão judicial e transferir 128 detentos do Primeiro Comando da Capital (PCC), que estão no Centro de Ressocialização de Várzea – Capão Grande – para um novo raio construído em frente à Penitenciária Central do Estado (PCE), no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá.


Leia também
Capão Grande é interditado parcialmente após denúncias de tortura, superlotação e condições insalubres


“É uma decisão judicial e nós vamos cumpri-la assim que formos notificados. Temos um planejamento para onde serão remanejados esses reeducandos. Nós temos um novo raio, moderno já inaugurado onde vão abrigar esses reeducando dessa unidade”, disse secretário à imprensa.
 
Esse novo espaço, conforme Roveri, será modernizado e contempla equipamentos de automação para haver o risco mínimo de fuga ou confrontos. Isso porque a PCE abriga os principais líderes da facção rival - Comando Vermelho - o que tem deixado os familiares preocupados. 
 
A determinação da transferência é do juiz da juiz Geraldo Fideliz, da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, após denúncias de tortura, superlotação, calor excessivo, e precariedade das celas, bem como a infestação de escorpiões e ambientes danificados pela ação do mofo e sujeira. De acordo com Roveri, o espaço vai abrigar cerca de 500 detentos.
 
“Já tem um novo planejamento, estamos já preparados. Estamos em contato com o doutor Fidélis somente aguardando a notificação para que a gente possa cumprir. Existe um raio pronto, que fica na frente da PCE. São 432 novas vagas e ele está pronto. Com muro, administração com as celas modernas, com câmeras, sistema automatizado, assim como é na PCE, que fica a frente também”, detalhou.
 
Questionamento se existe algum tipo de risco aos detentos do novo espaço, Roveri descartou. De acordo com ele, eles estão separados e não há risco de um enfrentamento.
 
“A unidade fica em frente à PCE. Fisicamente já estão em locais separados. Automaticamente estão separados”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet