Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

AGUARDA ÓRGÃOS FEDERAIS

Governo contrata empresa para obra de novo traçado da MT-251 e solucionar problema no Portão do Inferno

28 Mar 2024 - 15:06

Da Redação - Rafael Machado / Do Local - Mayara Campos

Foto: Daniel B Meneses/Secom-MT

Governo contrata empresa para obra de novo traçado da MT-251 e solucionar problema no Portão do Inferno
O Governo de Mato Grosso contratou a empresa Lotufo Engenharia e Construções LTDA. para que execute a obra de retaludamento no paredão que fica no Portão do Inferno na MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. A empresa foi contrata com dispensa de licitação, no valor de R$ 29,5 milhões. Ela terá o prazo de 120 dias para concluir o projeto que, na prática, significa um novo trajeto da pista, retirando o tráfego dos veículos do atual viaduto - que apresenta graves problemas.


Leia também
Em Brasília, Mauro reforça proposta de perda de terras para quem desmatar ilegalmente o Cerrado


No entanto, para dar início a obra, o governo aguarda autorização do Ibama e ICMBio. ​A medida foi apresentada como uma das mais seguras e rápidas para evitar novos deslizamentos no local. 

"Ontem já reforçamos esse pedido e na semana que vem estamos articulando uma reunião no ICMBio", afirmou o governador Mauro Mendes (União).

No final do ano passado, deslizamentos de terras foram registrados no trecho da rodovia, com isso, o governo interditou o trecho, liberando meia pista apenas para veículos leves, medida ainda adotada no local.



O retaludamento consiste na retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes, que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra. Com isso, a estrada será recuada em dez metros, evitando também a passagem sobre o viaduto que existe hoje no local.

A opção pelo retaludamento foi escolhida levando em conta uma série de fatores: garante mais segurança quanto ao risco de quedas de blocos e também em relação ao possível colapso do viaduto; tem custo financeiro menor; prazo de execução mais rápido; menos complexidade; e menos impacto socioeconômico ao município de Chapada dos Guimarães.

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, comentou que a proposta é uma das soluções mais céleres que o governo encontrou para evitar novos deslizamentos de terras ou algo pior na região.

Todos os projetos foram encaminhados ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no dia 13 de março. A Sinfra-MT também protocolou nestes órgãos todo o embasamento técnico e jurídico para a dispensa do licenciamento ambiental. O pedido foi reforçado no dia 27 de março.

“Nós vamos agora pedir à nossa bancada federal, nosso chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, para liderar esse processo em Brasília, marcar reuniões com o ICMBio, com o Ibama, para que eles tenham celeridade e atendam esse pedido de urgência e emergência”, completou o governador.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet