Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política MT

cláusula de seguro-garantia

Novo modelo de licitação vai dar fim a "picaretagem" em grandes obras públicas, afirma Mendes

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Novo modelo de licitação vai dar fim a
O governo Mauro Mendes (UNIÃO) lançou nesta quarta-feira (3) um novo modelo de licitação que promete pôr fim às dores de cabeça em contratos firmados entre Estado e empresas. A nova licitação, elaborada ao longo de um ano pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), terá uma cláusula de seguro-garantia, a Cláusula de Retomada, uma ação inédita no país. 


Leia também
Mendes não vê ato político em visita de Bolsonaro e diz que não vai barrar integrantes do União: 'vai quem quiser'


Durante coletiva de imprensa, o Chefe do Executivo afirmou que esse modelo será o fim da “picaretagem” entre as empresas que iniciam obras públicas, mas não concluem. 

Caso haja descumprimento do contrato por parte da empresa que ganhou a licitação de uma obra acima de R$ 50 milhões, a seguradora terá duas alternativas: assumir a continuidade da obra ou indenizar o Estado em até 30% do valor inicial. 

Mauro destacou que a medida vai evitar o risco de obras paradas no Estado, como aconteceu com a construção do Hospital Central de Cuiabá, que ficou paralisada por 30 anos e foi retomada pela gestão atual em 2020. 

“É o fim da picaretagem de empresas que não têm condição de entrar na licitação, mas entram, ganham e depois não fazem. Nós temos absoluta convicção de que esse número de obras paralisadas será muito menor, porque só vai entrar em obra empresa que tem condição financeira e técnica de pegar, começar e terminar”, ressaltou. 

O governador destacou que não apenas o Estado sai ganhando, mas a população também. 

“Obra paralisada traz enormes prejuízos para a população e é um desrespeito com o dinheiro público. Então criamos esse mecanismo para dar mais garantia, segurança e tranquilidade do início ao fim do processo”, frisou. 
 
O primeiro edital lançado utilizando o novo modelo prevê o asfaltamento de 50 quilômetros da MT-430, nos municípios de Confresa e Vila Rica. A estrada dá acesso a Vila Carmelita e tem um investimento previsto de R$ 110 milhões.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet