Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

TUMULTO

Cancelamento causa revolta nos candidatos; confira fotos e vídeo

Foto: Samuel TeixeiraO Tão logo o anúncio do cancelamento do maior concurso público do país foi feito, houve tumulto e revolta dos candidatos que aguardavam embaixo de um sol de 40 graus de Cuiabá, em frente às universidades particulares Unirondon e Unic, pela abertura dos portões.


Foto: Samuel TeixeiraOs portões seriam abertos às 13h, porém 15 minutos depois veio o anúncio de que havia um problema com as provas. Primeiramente, os candidatos foram informados de que algumas provas haviam sido extraviadas e não haviam chegado à faculdade devido à mudança nos locais de provas.

Enquanto isso, não se achava nem mais uma garrafa de água mineral para comprar dos vendedores ambulantes que estavam nas proximidades, tamanho o calor. Uma grávida estava prensada entre a grade à espera da abertura do portão. Nem todos sabiam da confusão ocorrida pela manhã na Unirondon e da anulação da prova. Outros foram informados, mas na dúvida sobre o cancelamento foram até o local para confirmar.

Foto: Samuel TeixeiraPor volta de 13h25, outro fiscal anunciou ao fundo o cancelamento do concurso. Algumas pessoas mais afastadas do portão da Unirondon não conseguiam entender direito o que estava acontecendo. A aglomeração foi se formando. A gritaria era geral e a indignação ainda maior quando a notícia se espalhou. Entre xingamentos e empurrões, se ouviam críticas ao governador Blairo Maggi (PR) e ao vice-governador Silval Barbosa (PMDB).

Candidatos que vieram de outros estados e do interior para prestar o concurso eram os mais revoltados. A dúvida é: quem irá pagar as despesas deles com viagem, hospedagem e transporte? Além disso: o tempo e até o dinheiro gasto com apostilas e cursos serão indenizados?.

Policiais militares foram chamados pelos fiscais para reforçar a segurança, atitude que deixou os candidatos ainda mais bravos. “Não somos bandidos. Não precisa da polícia, só viemos aqui para fazer uma prova”, gritou uma candidata em frente ao portão da universidade. Esses eram alguns dos questionamentos da multidão que se revoltou com tamanha falta de organização por parte do Estado.

Foto: Samuel TeixeiraDo outro lado da rua, a confusão não foi diferente. Na Universidade de Cuiabá (Unic) centenas de candidatos que haviam conseguido realizar a prova pela manhã, apesar da confusão também ocorrida em algumas salas da faculdade devido à troca dos exames, aguardavam para realizar os testes no período vespertino. Indignados, pensam até em mover ação de indenização contra o Estado.

A equipe de reportagem do Olhar Direto presenciou o “motim” na Unirondon e fez um vídeo com imagens exclusivas que podem ser conferidas logo abaixo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Vídeo Relacionado

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet