“Não há mais margem para erros. Agora é acertar ou acertar”. Essa é a análise do secretário adjunto de Publicidade e Marketing da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Júlio Valmórbida, sobre a situação gerada com o cancelamento das provas do concurso público do Estado, no último domingo (22).
As novas medidas a serem tomadas pelo governo, incluindo as novas datas para as provas, foram anunciadas nesta quarta-feira (25) pouco mais de dois dias após toda a confusão ocorrida, um prazo que, segundo o publicitário, ressalta a serenidade e a rapidez de toda a equipe na solução do problema.
Uma estratégia de comunicação já está sendo criada para evitar maiores abalos na imagem da gestão estadual. Profissionais de publicidade de agências que tem a conta do governo circulavam atentos pela coletiva de imprensa realizada no Palácio Paiaguás nesta quarta, ocasião em que Blairo Maggi explicitou os problemas e divulgou as soluções definidas.
Valmórbida analisa o episódio como de “grande estrago”, já que o concurso configurava-se como uma esperança de vida para muitas famílias. “Foi inesperado e muito rápido”, diz o publicitário.
Consciente do desgaste gerado com o cancelamento das provas, Maggi decidiu chamar para a si a responsabilidade do anúncio do novo certame, mas, ao mesmo tempo, vai cobrar responsabilidade do comitê organizador da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) e exigir uma apuração rigorosa dos fatos e de todas as denúncias feitas pelos candidatos.