Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Jovem Embaixador de Mato Grosso relata experiências vividas nos Estados Unidos

O representante mato-grossense do Programa Jovem Embaixador 2009, Diego Gomes Azevedo, de 17 anos, retorna a Cuiabá depois de três semanas nos Estados Unidos participando das atividades oferecidas pelo Programa. Ele e o grupo de 34 alunos selecionados em escolas da rede pública brasileira conheceram a capital americana, visitaram a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, e vivenciaram a experiência de conviver com uma família americana durante cerca de 10 dias.


A visita aos Estados Unidos é um dos programas ofertados pela Embaixada dos Estados Unidos para os selecionados no Programa, que este ano reuniu 35 jovens. O Programa Jovens Embaixadores é desenvolvido pela Embaixada dos Estados Unidos, somente para alunos da rede pública, desde 2002.

Para ser Jovem Embaixador, além de cursar o Ensino Médio em escola pública é preciso ter entre 15 e 18 anos e excelente desempenho escolar. E ainda, jamais ter viajado para o exterior, ter boa fluência oral e escrita em inglês, estar engajado por pelo menos um ano em atividades de responsabilidade social/voluntariado, pertencer à camada socioeconômica menos favorecida, ter perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral.

Diego Azevedo participou da seleção em 2009, quando ainda era estudante do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Alda Gawlins Scopel, em Primavera do Leste. Atualmente, Azevedo cursa Ciências Econômicas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com plano de ingressar no curso de Relações Internacionais. A paixão do rapaz por idiomas fortalece a perspectiva de ampliar os conhecimentos em línguas estrangeiras, fazendo curso de francês e espanhol.

Enquanto não concretiza os projetos, vivencia a experiência de ter conversado com Michelle Obama e visitado Montana, onde conviveu durante 10 dias com uma família da pequena cidade de Bozeman, ao Sul do Estado, com uma população de 30 mil habitantes. Diego Azevedo conta que a programação incluiu ainda visitas a Casa Branca, ao Banco Mundial e a empresas privadas que desenvolvem trabalho voluntário. “Conhecemos em cursos elaborados pela organização do programa práticas de liderança, voluntariado e empreendedorismo”, diz Diego Azevedo.

A experiência de participar do programa fortaleceu a vivência dos participantes no domínio da língua. Mas teve como foco propostas de desenvolvimento de trabalho voluntário e empreendedorismo. “Visitamos várias empresas entre elas a Ashoka (cuja proposta de trabalho se assemelha ao Sebrae), fomos recebidos por um dos patrocinadores, a Fedex e fizemos passeios pela cidade utilizando o transporte coletivo, como ônibus e metrô”, relata.

As surpresas, conta ele, começaram desde o aeroporto onde foram recebidos pelas famílias com faixas de boas vindas. Na estadia nos respectivos municípios (os participantes foram divididos em grupos e distribuídos por quatro Estados), frequentaram uma escola local, desenvolveram trabalho voluntário, e criaram um projeto comunitário com base nas necessidades dos municípios onde viviam no Brasil. “A experiência é única”, relata o jovem embaixador que passa a ser um incentivador do programa nas próximas edições
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet