Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Dilceu propõe teleaulas na programação da TV Assembleia

Projeto de resolução apresentado pelo deputado estadual Dilceu Dal’Bosco (DEM) prevê a inclusão de teleaulas, com conteúdo voltado ao pré-vestibular, na grade de programação da TV Assembleia, denominado “Programa Educa Mato Grosso”.


Com duração média de uma hora e trinta minutos distribuídos em três exibições semanais, o programa, segundo Dal’Bosco, terá por objetivo difundir o acesso à educação e preparar os estudantes mato-grossenses na corrida pela educação superior de qualidade.

“Estaremos disponibilizando uma ferramenta de formação continuada voltada para a preparação ao vestibular, levando conhecimento e aprendizagem para todos aqueles interessados em cursar o nível superior e que para isso se submeterão a um processo seletivo, unificado ou vestibular”, argumentou.

A proposta também determina que aulas sejam transmitidas via on-line, por meio do portal específico inserido no site da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e seu acervo deverá permanecer no sítio para visualizações posteriores.

O deputado afirma que teve como inspirações a TV Escola, um canal do Ministério da Educação, o Educa Bahia, projeto de iniciativa do Governo da Bahia, e Telecurso, desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho.

A TV Assembleia transmite a sua programação em canal aberto (30) e a cabo (16) em Cuiabá e na Baixada Cuiabana, e em breve, conforme o parlamentar , terá o sinal ampliado para outros municípios do Estado, de modo que atingirá 70% de cobertura em Mato Grosso. É possível também assistir a programação da TV pelo site da instituição em tempo real, fatos estes que facilitam a veiculação de suas matérias.

“Cursar o nível superior é um sonho da grande maioria dos brasileiros e a concorrência do mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais capacitados”, defende.

A produção do Programa Educa Mato Grosso, segundo determina o projeto, ficará sob responsabilidade da Secretaria de Comunicação do legislativo, podendo esta estabelecer parcerias com a Secretaria de Estado de Educação, Universidades e Cursinhos Pré-Vestibulares para a realização das aulas, palestras, e todo o material necessário para o desenvolvimento do Programa.

CENSO EDUCACIONAL Em sua justificativa o deputado apresentou dados do Censo da Educação Superior 2008, pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, publicada em 2009, onde foram revelados aspectos importantes da atual situação da educação superior brasileira, dentre os quais destacam- se:

1. Nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) houve um incremento de 21.513 novas vagas na graduação presencial e a distancia, ou 12,2% em relação a 2007. Como conseqüência, a quantidade de candidatos por vaga diminuiu nessas instituições;

2. Em 2008, 1.936.078 novos alunos ingressaram na Educação Superior, 8,5% a mais em relação a 2007;

3. O número de matrículas em 2008 foi 10,6% maior em relação a 2007, com um total de 5.808.017 alunos matriculados em cursos de graduação presencial e a distância;

“Ao analisarmos esses dados percebemos que o número de pessoas que cursam o nível superior no Brasil tem aumentado significativamente, porém ainda é muito pequeno, se comparado ao total da população brasileira”, finaliza Dilceu Dal’Bosco
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet