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Terça-feira, 21 de maio de 2024

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G1 testa controle que leva movimentos do Wii para jogos do PlayStation 3

O grande sucesso do Wii na indústria de games certamente incomodou a Sony. A maior prova disso é que sua resposta para um controle sensível a movimentos para o PlayStation 3 se parece muito com o produto da Nintendo. Porém, sem parecer se preocupar com as críticas, a companhia apresentou o joystick PS Move nesta quarta-feira (10), durante evento realizado na Game Developers Conference (GDC). O G1 esteve no local e testou o controle que traz jogos voltados para o público casual.


Antes chamado de Sony Wand e de Sony Arc, o PS Move lembra bastante o produto da empresa rival. Ele é pequeno, leve, cabe confortavelmente na mão e consegue capturar mais movimentos e com maior precisão do que o controle Wii Remote. O segredo está na combinação do joystick com a câmera do videogame, a EyeToy, fazendo com que tudo o que o jogador fizer em um espaço de três dimensões é capturado e levado para dentro do jogo.

O PS Move apresenta um botão de gatilho, utilizado para games de tiro, e um botão central, que é usado para quase todas as ações. Os comandos clássicos do PS3, o Quadrado, o Círculo, o Triângulo e o X também estão presentes, embora nos jogos apresentados eles não tivessem função. Em uma das pontas, o PS Move apresenta uma bolinha que é justamente o que faz a câmera EyeToy capturar os movimentos. Conforme o game, o modo em que o controle que é usado e o número de jogadores, esta bolinha muda de cor. Ainda, um giroscópio e um acelerômetro de três eixos e um sensor de campo magnético. Com isso, o PS Move capta dos movimentos mais lentos aos mais rápidos.



Uma extensão do PS Move também foi apresentada. Assim como o Wii tem o seu Nunchuk, a Sony tem o Subcontroller. Ele possui uma alavanca analógica, um direcional digital, dois botões no topo e os quatro comandos clássicos do PS3 como no PS Move. Os dois joysticks se comunicam entre si e com o console por meio de Bluetooth, sem a necessidade de fios. Eles têm uma bateria interna recarregável, evitando o uso de pilhas. O Subcontroller também tem um sensor de movimentos preciso que terá uma função em alguns games.

O controle virá em três pacotes diferentes: um apenas com o PS Move, para que já possui a câmera EyeToy, outro com o joystick e a câmera e um terceiro com um console Playstation 3, dois controles e a câmera. A Sony não revelou quanto custará o pacote mas caro, mas o conjunto PS Move e câmera custará US$ 99. A previsão de lançamento é para o final de 2010.

Games para o jogador casual
A Sony teve pressa em apresentar o PS Move. No grande galpão foi utilizado para apresentar os games, todos eles eram voltados para o público casual e estavam em estado muito primitivo de desenvolvimento. Isso, no entanto, não impediu que alguns jogos impressionassem os visitantes. É o caso de “Move party”, que traz uma série de minigames e utiliza realidade aumentada para colocar objetos na mão do jogador.

A câmera capta uma imagem do usuário, que se vê na tela durante a ação. No lugar do controle aparecem objetos em 3D como ventiladores, espetos e pinceis, dependendo do objetivo da fase. Em uma delas, passarinhos caíam do alto das árvores e o jogador deveria usar um pequeno ventilador para fazê-los flutuar e colocar em um cesto. Outro estágio tinha como missão estourar bolas de uma determinada cor utilizando um arpão. Bastava apontar para a tela e pressionar o gatilho. A missão em que era necessário pintar determinados colocava um pincel virtual nas mãos do usuário, e não apresentava dificuldade para resolver os desafios.

No game de tiro “The shoot”, o objetivo era eliminar qualquer inimigo que aparecesse na tela. Para isso, bastava apontar o controle para a tela e pressionar o gatilho do PS Move para atirar. Para usar alguns poderes, como lançar uma onda de choque contra os adversários, era necessário executar alguns movimentos específicos com o controle como levantá-lo de baixo para cima rapidamente, por exemplo. Girar o periférico para os lados permitia desviar das bombas e mísseis dos adversários.

Entre os títulos apresentados, alguns utilizavam dois controles PS Move por jogador. Era o caso de “Sports champions”, um jogo que traz algumas modalidades esportivas. Embora tenha lançamento de disco, golfe e arco-e-flecha na versão final, a demonstração trazia apenas partidas de tênis de mesa e de combate com espada e escudo, chamado The Gladiator.

Neste último, similar ao modo Swordplay de “Wii sports resort” o controle de uma das mãos representava a espada e, o da outra, o escudo. Um pequeno treino mostra a posição correta a ser adotada pelo jogador, com o PS move que representa o escudo mais alta para a proteção. Para atacar, bastou balançar a mão que representava a arma do modo desejado. Qualquer movimento aparecia na tela com precisão. Apos acertar alguns ataques, uma barra se enchia, sendo possível disparar um poder especial para nocautear o jogador adversário.
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