Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Educação

Tudo parado

Mais cursos entram em greve na UFMT e bloco continua interditado

Foto: Yuri Pardal

ICHS está bloquado desde segunda-feira

ICHS está bloquado desde segunda-feira

Mais um curso entrou em greve na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Desta vez foram os estudantes de Comunicação Social que resolveram paralisar as atividades por falta de professores e infraestrutura. A decisão foi tomada em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (15). Os alunos de Jornalismo, Publicidade e Rádio e TV se juntam ao movimento iniciado segunda-feira (12) no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) que continua interditado.


O número de cursos em greve já chega a oito, mas pode aumentar mais durante esta semana, de acordo com Adoniran Judson, coordenador de comunicação do Centro Acadêmico de Comunicação Social (CA). “Amanhã os cursos de Música e Letras vão realizar mais assembléias para ver se entrarão em greve também. Se eles entrarem, o Instituto de Linguagens (IL) todo ficará paralisado”, explica.

A greve da Comunicação Social já começou. Adoniran conta que nesta sexta-feira (16) serão esquematizadas as pautas de reivindicação para o curso. “A nossa greve tem uma relação direta com a do ICHS, mas aqui nós vamos focar nos problemas da comunicação”, argumenta.

Dentre os principais problemas levantados na assembleia desta manhã, se destacam a falta de equipamentos mais modernos e a falta de professores. Felippy Daminan, membro do CA de comunicação, lembra que para remediar o quadro de profissionais não basta apenas contratar professores substitutos. “Nós queremos abertura de concurso público para professores, para que não tenhamos que fazer outro movimento daqui a seis meses ou um ano”, reclama.

A paralisação do ICHS começou na segunda-feira (12) com o apoio do Diretório central dos Estudantes (DCE) e de alguns cursos. O coordenador geral do DCE Sandoval Vieira afirmou na ocasião que os estudantes pleiteiam também a melhora das estruturas dos demais ambientes universitários, como o Restaurante Universitário (RU). O bloco está trancado desde então e os estudantes estão acampados no espaço.

A assessoria de imprensa da UFMT informou que a reitora Maria Lucia Cavalli Neder está em viagem para Brasília e retorna apenas na semana que vem para debater o assunto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet