Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política BR

43% dos senadores estão concorrendo nas eleições de 2014

Dos 81 senadores em exercício no país, 35 vão concorrer nas eleições deste ano, o que corresponde a 43,2% do total. Neste pleito, só um terço das cadeiras do Senado será renovada - 27. As outras 54 cadeiras serão disputadas nas próximas eleições.


Dos 27 parlamentares em fim de mandato, 8 tentarão se reeleger - 29,6% do total . Dos outros 19, 13 não concorrem neste ano e 6 concorrem a outros cargos. Já entre os 54 senadores cujas cadeiras apenas serão disputadas nas próximas eleições, 21 participam do pleito neste ano.

No total, dos 35 senadores concorrendo, 19 buscam uma vaga de governador. Além dos 8 que tentam a reeleição, 3 concorrem a deputado federal, 1 a deputado estadual, 1 a senador (1º suplente) e outros 2 a vice-governador e vice-presidente. Há também 1 senador concorrendo ao cargo de presidente - Aécio Neves, do PSDB.

Os candidatos a deputado estadual são os mais jovens das eleições 2014, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As cerca de 17 mil pessoas que estão concorrendo ao cargo têm, em média, 46 anos. O número é proximo da média de idade de todos os 26 mil candidatos disputando cargos públicos nestas eleições, que é de 47 anos.

Os candidatos a deputado distrital, que competem apenas por cargos no Distrito Federal, têm também a média de 47 anos de idade. Já o índice dos candidatos a deputado federal é de 48 anos.

Os mais velhos são os 11 candidatos concorrendo a uma vaga no Palácio do Planalto. A média de idade dos presidenciáveis é de 59 anos - 12 anos a mais que a média geral das eleições. Os candidatos a vice também são mais velhos, com média de 56 anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet