Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | eleições 2012

Eleição 2012

Access rebate Mauro Mendes e sugere que candidato do PSB divulgue suas pesquisas 'sérias'

Foto: Lucas Bólico - OD

Jeverson Missias

Jeverson Missias

O cientista político da Access Brasil, Jeverson Missias, reagiu às críticas de Mauro Mendes (PSB) ao instituto de pesquisa após o último levantamento (veja aqui) apontar que o candidato Lúdio Cabral (PT) havia assumido a liderança na disputa. Mauro afirmou que tinha pesquisas “sérias” que revelavam outro quadro e Missias questiona por que o candidato não as publica.


Mendes considera pesquisa Access como 'brincadeira' e diz que tem 'institutos sérios'
Mauro cai cerca de 10 pontos e Lúdio assume liderança, revela pesquisa

O cientista político afirma que não quer criar controvérsia, apenas esclarecer alguns pontos. “Inicialmente, quero deixar claro que eu não quero polemizar com o candidato. Gostaria apenas de colocar alguns pontos sobre a declaração dele desqualificando nosso trabalho”, elucida.

Em defesa da Access, Missias sugere que o candidato compare o resultado atualizado de outros institutos. “O resultado das outras pesquisas falam por mim. É só consultar [a pesquisa] Gazeta Dados publicada hoje [no jornal A Gazeta]. É só olhar a diferença percentual entre os candidatos”, afirma.

De acordo com a Gazeta Dados, Lúdio (42%) e Mendes (45%) estão empatados tecnicamente na estimulada, com uma diferença de três pontos. Na Access, o petista (26,86 %) é quem supera Mauro (22,24%) com uma diferença de 4,58%. Gazeta Dados tem margem de erro de 3,5% e Access Brasil, 4%.

O segundo ponto levantado por Missias é uma cobrança ao socialista, que afirma ter institutos sérios que o amparam com resultados diferentes da Access Brasil. “Por que ele não publica essas pesquisas que ele tem?”, questiona. “Nós publicamos aquilo que é levantado, não registramos a pesquisa depois que ela é feita. Primeiro nós registramos e depois vamos a campo”, declara.

Missias destaca ainda que a Access tem um histórico de pesquisas em Cuiabá. O instituto nasceu em 2004, fundado em Brasília, e atua em diversos municípios de Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal.

Dados das pesquisas

Nesta matéria foram citadas duas pesquisas: A Access, que tem intervalo de confiança estimado em 96% e a margem de erro máxima estimada em 4%. O levantamento Access foi feito entre os dias 19 e 23 de setembro e está registrado na Justiça Eleitoral sob número TSE – MT 00375/2012, com 800 entrevistas em 94 bairros da capital.

A segunda pesquisa citada na matéria é a Gazeta Dados, realizada entre os dias 22 e 23 de setembro e registrada na Justiça eleitoral sob o número 00350/2012, realizada com 800 pessoas em Cuiabá entrevistados.



Atualizada
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet