Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Cidades

GRAVE SUSPEITA

Aliciadores usam Facebook para cooptar jovens na região Norte do Estado

Foto: Reprodução/Ilustração

Aliciadores usam Facebook para cooptar jovens na região Norte do Estado
A existência de uma rede de aliciadores para a prostituição infanto-juvenil têm despertado à atenção dos Conselhos Tutelares na região Norte do Estado. A rede social, Facebook é a principal ferramenta empregada para a prática criminosa. Nos últimos dois meses, três garotas – com idade entre 14 e 15 anos – fugiram de casa para que se pudessem se encontrar com os ‘respectivos namorados’ virtuais. As meninas são moradoras das cidades de Sinop, Sorriso e Matupá.


Leia mais: Violência: Ano começa com três assassinatos

Outro fato que desperta à atenção é do que em dois casos as passagens foram compradas pelos namorados virtuais. Em um deles,  uma mulher  se apresentou no Facebook a uma das jovens prometendo salvá-la da vida de privações impostas pelos pais da garota. Essa mesma mulher, com base somente em sua boa vontade,  prometeu emprego e um bom salário a adolescente, sem o fornecimento de mais explicações.  A menina aceitou o 'convite' para o trabalho e saiu de sua cidade, Sinop em um ônibus mediante o pagamento da passagem por essa mulher. Por sorte, o caso não teve um desfecho trágico e garota foi resgatada pela PRF. Quando estava no Conselho Tutelar a garota chegou a telefonar para a desconhecida que lhe ajudaria em São Paulo, mas após saber que a viagem havia sido interrompida, as ligações  não foram mais  atendidas.

Conforme a conselheira tutelar Marlene Bogo, de Sorriso, todos os ‘relacionamentos’ tiveram início via rede social. Em comum, as meninas possuíam ainda o fato de serem bonitas e estarem ‘insatisfeitas’ com os pais devidos às regras impostas, como restrição de horários para saída e retorno de casa.

O mais recente caso registrado aconteceu no último dia 31, em que uma garota de 15 anos, moradora de Matupá, figura como vítima. A menina embarcou com destino a São Paulo, por volta das 23h, e só não conseguiu chegar ao destino porque seu pai descobriu os planos e avisou a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O ônibus foi abordado na BR-163, entre as cidades de Lucas do Rio Verde e Sorriso por volta das 3h da madrugada. Apreendida, a menina foi levada para sede do Conselho Tutelar em Sorriso e posteriormente entregue a seus pais. Todo o procedimento teve o acompanhamento da conselheira tutelar Suzana Zanatta.

“Fica o alerta para as jovens. Muitos desses perfis, de rapazes bonitos, simpáticos, na internet são falso, meros instrumentos para o aliciamento”, alerta a conselheira Marlene. Ela ainda ratifica que o acompanhamento da família é fundamental para evitar que tragédias aconteçam. “Mesmo com toda informação disponível ainda assim nos deparamos com situações como essa. A informação é nosso principal aliado”.

Ele explica que como as meninas não cometeram nenhum ato infracional, caberá aos Conselhos Tutelares realizar o acompanhamento e orientações às famílias das jovens.

*Atualizada às 11h20
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet