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Domingo, 28 de abril de 2024

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Avenidas São Sebastião e Ipiranga terão sentido único a partir do dia 30 de junho

Foto: Marcos Vergueiro/Secom

Avenidas São Sebastião e Ipiranga terão sentido único a partir do dia 30 de junho
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) fará alterações no trânsito de Cuiabá. A pasta prepara o lançamento do Sistema Viário Binário, que consiste em transformar vias paralelas de mão dupla em ruas com um sentido único. As primeiras mudanças devem acontecer a partir do dia 30 de junho nas avenidas São Sebastião e Ipiranga. Esta é uma das medidas que integram o projeto “Abrindo Caminhos”.


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Para não impactar o trânsito, os técnicos da Semob começarão na noite desta segunda-feira (15) a implantação da sinalização vertical e horizontal nestas duas avenidas. “Esse binário, além de garantir e aumentar a trafegabilidade vai eliminar pontos de conflito com acidentes de trânsito. Vai garantir uma maior segurança viária, não só para os condutores, mas também para os pedestres. A partir do dia 30, pedimos a compreensão de todos para que respeitem as novas sinalizações do trânsito”, explicou o secretário da Semob, Thiago França.
 
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá, quando o sistema viário binário estiver funcionando, a Avenida São Sebastião passará a ser mão única no trecho entre a Avenida Dom Bosco e a Rua Prefeito Francisval Brito no sentido Bairro Cidade Alta. O motorista que quiser voltar para o centro, deve seguir pela Avenida Ipiranga, que terá sentido único entre a Rua Maurício Cardoso e a Avenida Dom Bosco.
 
Os ‘amarelinhos’ estarão monitorando todos esses trechos que compreendem quase quatr quilômetros. Fazem parte do conjunto de ações que integram as melhorias no trânsito a sinalização de vias que foram recapeados pelo Programa Novos Caminhos, a adequação viária de intersecções e de polos geradores de tráfego.
 
Os estudos da pasta apontaram que nas avenidas São Sebastião e Ipiranga, no horário de pico registrou-se a passagem de mais de dois mil veículos com a ocorrência de mais de 100 acidentes por mês em pontos de conflito, sobretudo nos cruzamentos da Senador Metelo, Thogo da Silva Pereira e Dom Bosco.
 
“A transformação de uma via em sentido de operação em mão única é um dos recursos de engenharia de tráfego para melhorar a fluidez de importantes vias centrais, de modo que duas vias passem a operar com sentidos de direção alternados”, disse o secretário, que ainda acrescentou que as mudanças poderão auxiliar os comerciantes, já que será mais fácil para os motoristas estacionarem.
 
“As pessoas passam a procurar outros estabelecimentos para se livrar do transtorno de não ter onde parar de forma ordenada sem se expor a risco e expor a terceiros o mesmo tipo de risco”, finalizou o Thiago França.
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