Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Beleza trai torcedora que virou 'símbolo do racismo' em jogo

Na era das celebridades instantâneas, dos reality shows bizarros e das pessoas que escracham sua intimidade nas redes sociais, o que separa o anonimato da fama é apenas uma câmera — seja de TV, smartphone, tablet ou de circuito de segurança.


Em tese, qualquer um de nós pode ir da mais completa obscuridade ao máximo da exposição pública em questão de segundos. Ou melhor, de cliques.

Foi o que aconteceu com a torcedora do Grêmio, que deixou de ser uma simples auxiliar de saúde bucal para se tornar a vilã racista mais detestada do país.

O xingamento ‘macaco’ contra o goleiro santista Aranha serviu de senha para dar a ela os tais 15 minutos de fama a que cada pessoa teria direito, na profecia de Andy Warhol.

No calor da emoção — ou da raiva, ou do desprezo —, a tricolor esqueceu de um mal moderno: a vigilância eletrônica.

Em qualquer canto há sempre uma câmera apontada para o nosso rosto. Seja num estádio de futebol, no meio da rua e, às vezes, até mesmo dentro de nossa casa.

O episódio protagonizado pela gremista tem ainda um aspecto irônico: ela foi traída pela própria beleza. Se não fosse minimamente bonita, dificilmente haveria uma câmera virada em sua direção.

Na transmissão dos jogos de futebol, os cinegrafistas buscam mostrar torcedoras que se destacam nas arquibancadas. A gremista atraiu a câmera — e fez dela o gatilho para sua desgraça pública.

Ao notar manifestações racistas na torcida, o repórter cinematográfico encontrou a personagem perfeita: bela, uniformizada, soletrando a clássica ofensa ‘macaco’.

Naquele momento, a gaúcha deixou de ser uma entre milhares e se transformou em personagem midiática. Apareceu em todos os programas jornalísticos.

Nas redes sociais virou alvo fácil por representar todos os torcedores com atitude preconceituosa na Arena do Grêmio e no futebol em geral.

Independentemente de processo criminal por injúria racial ou racismo, a torcedora já foi julgada e condenada. Não por um juiz, e sim por milhões de telespectadores, leitores e internautas.

Tanta gente procura desesperadamente a fama e, às vezes, ela cai no colo de quem jamais a desejou. O problema é que a fama cobra um preço alto. E não adianta pechinchar.

Vamos conferir quanto além dos tais 15 minutos vai durar a fama destruidora da gremista. ‘Fantástico’ e ‘Domingo Espetacular’ devem estar correndo atrás da moça. Se bobear, ela ainda assumirá em algum programa de TV o papel de vilã arrependida.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet