Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Política MT

ponto equidistante

Blairo Maggi deixa de lado críticas à falta de logística e homenageia 294 anos de Cuiabá

Foto: Agência Senado

Senador lembra aniversário da capital de Mato Grosso

Senador lembra aniversário da capital de Mato Grosso

O senador Blairo Maggi (PR-MT) deixou de lado o tom contestador dos últimos dias – no qual tem feito críticas ao governo federal pela falta de investimentos em Infraestrutura de transportes – e prestou homenagem a todo o povo cuiabano pelos 294 anos de fundação da capital matogrossense comemorados nesta segunda-feira (8.4).


Em discurso no plenário do Senado, o parlamentar classificou a “cuiabania” como um sentimento que permeia os hábitos e o jeito de ser de quem se deixa contaminar pelos ares e pela cultura de Cuiabá, localizada no centro "geodésio da América do Sul".

Grupo Olhar presenteia Cuiabá: nasce site dedicado à cultura
Calypso e dezenas de duplas sertanejas são chamariz de show que homenageia cidade

Ao destacar a consolidação da capital como uma “importante cidade brasileira”, o senador lembrou da chegada dos primeiros bandeirantes que encontraram ouro nas margens do rio Coxipó e do surgimento do arrayal de Forquilha, denominação dada ao primeiro povoamento que daria origem à Cuiabá.

Maggi citou a iniciativa do ex-presidente Getúlio Vargas de incentivar a ocupação da região centro-oeste, em meados do século passado, visando a construção de estradas e a produção agrícola na região. E afirmou que foi na vizinha Rondonópolis que resolveu fixar raízes.

“Hoje quero homenagear a nossa querida Cuiabá, cuja simpatia me conquistou. De maneira que lá pude criar meus filhos e netos. Quero homenagear a cuiabania e também outros municípios que integram a baixada cuiabana. Esta terra de Marechal Rondon, de São Benedito, de Jejé, da viola de coxo, do cururu, do siriri, de gente alegre e hospitaleira”, acrescentou.

O senador citou ainda inúmeras famílias tradicionais que fazem parte que fazem parte da história cuiabana, como os Pinheiros, Malheiros, Oliveiras, Taques, Coutinhos, Campos, Tocantins, entre outros.

“Cuiabá é a mistura de raças, o negro, o índio, o branco. Essa pluralidade que faz parte de Cuiabá. Que será uma das sedes de 2014 e que fará uma grande festa e uma grande recepção a brasileiros e estrangeiros que lá chegarem para a Copa de 2014 quando ela completar 295 anos”, concluiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet