Olhar Direto

Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

desinteresse

CAB Cuiabá desativa Centro de Referência de Reuso de Água; no Brasil só existem dois

Foto: Julia Munhoz/OD

CAB Cuiabá desativa Centro de Referência de Reuso de Água; no Brasil só existem dois
A Cab Ambiental Cuiabá não tem interesse em manter as atividades do Centro de Referência de Reuso de Água (CRRA). No país, existem apenas dois centros como esses voltados para pesquisas de reaproveitamento e tratamento do esgoto, um instalado na Lagoa Encantada localizado no Bairro CPA 03, em Cuiabá e outro no Rio de Janeiro. Cerca de R$ 3 milhões foram investidos na obra, porém, hoje o espaço encontra-se abandonado.


CPI da Cab Cuiabá será instaurada na Câmara; pedido deverá ser apresentado na 3ª
Domingo Sávio chama CAB Cuiabá de cara de pau e critica aumento de 15%

De acordo com a professora Josita Carreto da Rocha Priante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o laboratório de pesquisa foi fechado e o projeto está parado. O centro foi construído com recursos federais em uma parceria que envolveu a Petrobras, UFMT, Sanecap e uma organização Social já desativada.

O fechamento do Centro chegou ao conhecimento do secretário Estadual de Meio Ambiente, José Lacerda, durante a 9º Semana do Meio Ambiente iniciado nesta quarta-feira (05). O secretário afirmou que irá transmitir a informação para o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, porém o Estado não pode interferir em uma questão que é de competência municipal. O evento segue até sexta-feira (07), no Ministério Público Estadual.

Em entrevista ao Olhar Direto, Josita Priante assegurou que desde que a gestão do serviço de água e esgoto foi transferida para a Cab, a equipe de pesquisadores foi obrigada a parar com o projeto. “Desde que a Sanecap saiu e a Cab passou a administrar o espaço o laboratório está desativado e tomado pelo mato, pois a Cab não tem interesse no projeto, ou seja, não o considera importante”, afirmou Josita.

O Centro

Durante dois anos o Centro foi referência na educação ambiental e estudos voltados para o reuso da água. Um deles foi o reaproveitamento da água das máquinas de lavar roupas para descarga nos sanitários e irrigação das plantas.

Na época, o projeto inovador ganhou visibilidade e adeptos, cerca de 60 casas foram adaptadas com sistema. A professora especializada em filosofia, Josita Priante foi uma das idealizadoras do sistema e cedeu sua casa para o experimento. Em média, cada residência conseguia economizar cerca de 30% com o reaproveitamento da água.

Ainda segundo a professora, a construção do Centro de Referencia de Reuso de Água na Lagoa Encantada veio com a proposta de tratar cerca de 90% do esgoto produzido na região do CPA. “O nosso objetivo era devolver para o rio 90% do esgoto da região tratado. Nas três piscinas construídas lá uma delas criaríamos peixes, não para o consumi, mas animais que seriam analisados e estudados em projetos e saber de que maneira aquela água poderia interferir nessa cadeia”, explicou Josita.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet