Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política MT

NOVA ALTERNATIVA

Câmara de Cuiabá implanta Colégio de Líderes e fecha questão para aprovar Secretaria de Segurança

Foto: Walter Machado / Câmara de Cuiabá

Colégio de Líderes foi uma das principais propostas da atual Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá e só agora é cumprida

Colégio de Líderes foi uma das principais propostas da atual Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá e só agora é cumprida

A promessa da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá feita na eleição, em 1 de janeiro, começou a ser cumprida com 10 meses de atraso. O presidente da Câmara Municipal, vereador João Emanuel Moreira Lima (PSD), após quase ser afastado do comento, se reuniu nesta segunda-feira (04/10) com os líderes de bancada para deliberar sobre vários temas, sendo que o principal foi ‘bater o martelo’ em torno da criança da Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública.


João Emanuel precisou quase ser cassado para colocar em prática o que prometeu em sua eleição para presidente, há mais de 10 meses.

E uma das primeiras decisões do colegiado é colocar em votação, na sessão ordinária desta terça-feira (05/11), a criação da Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública, uma das principais promessas de campanha do prefeito Mauro Mendes (PSB). E, para esclarecer a questão aos parlamentares, o procurador-geral do Município, Rogério Gallo, expôs considerações de atuação harmônica entre o Legislativo e Executivo.

Parte da reunião foi aberta aos jornalistas, com participação dos vereadores João Emanuel, Leonardo Oliveira (PTB), líder do Executivo na Câmara; Orivaldo da Farmácia (PRP), Maurélio Ribeiro (PSDB), Oséas Machado (PSC), Onofre Júnior (PSB), Renivaldo Nascimento (PDT), Haroldo Kuzai (SDD) Toninho de Souza (PSD), Marcrean do Santos (PRTB) e Allan Kardec (PT).

O Colégio de Líderes nem foi votado, ainda, no Regimento Interno da Câmara Municipal, mas vai se reunir todas as segundas-feiras pela manhã.

“Trouxemos o procurador-geral, Rogério Gallo, para discutir a criação da Secretaria de Apoio à Segurança Pública. As reuniões do colégio vão permitir que assuntos colocados em plenário já tenham sido debatidos”, disse Emanuel.

Leonardo Oliveira destacou a influência que o colégio tem para resolver temas de interesse geral da comunidade. “Sobretudo, é uma discussão democrática, de caráter aberto. É onde o diálogo é franqueado 100% para que as soluções almejadas pelos munícipes efetivamente aconteçam”, pondera Leonardo.

Para o vereador Oséas Machado, é fundamental que toda matéria de interesse da sociedade seja colocada em discussão antecipada entre os pares, ‘a fim de aplainar eventuais distorções da sua eventual aplicabilidade’. A implantação e operacionalização do Colégio de Líderes foi enaltecida pelo democrata cristão.

“Agora é possível discutir tudo com clareza e nos seus pormenores devidos. Isto possibilita com que promovamos correções antecipadas. Não há porque falhar num projeto de amplitude significativa se tudo já está previamente analisado no foco de trabalho parlamentar”, define Oséas Machado.

De família tradicional na política, o vereador Maurélio Ribeiro entende que a atuação do Colégio de Líderes é garantia de alcance dos benefícios almejados pela sociedade. “Discutir as matérias à exaustão é uma das formas de ampliar o processo democrático. Se debatemos anteriormente determinada matéria, fica bem mais fácil quando de sua apresentação em plenário. Passa a ser tema de conhecimento geral”.

O colégio é formado pelos líderes partidários e pelo líder do Executivo, com responsabilidade de definir com antecedência a pauta das sessões. Além disso, acompanhará a Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno, coordenada pelos vereadores Mário Nadaf (PV) e Onofre Júnior (PSB), vice-presidente da Câmara Municipal. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet