Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | Agronegócios

direito de propriedade

Câmara instala Comissão Especial que analisará demarcações de terras indígenas e quilombolas

Foto: Reprodução

Câmara instala Comissão Especial que analisará demarcações de terras indígenas e quilombolas
A Câmara dos Deputados vai ter uma Comissão Especial para analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 215), que visa transferir para o Congresso Nacional a prerrogativa de aprovar a criação de terras indígenas e quilombolas. A instalação do colegiado foi assinada nesta quarta-feira (10.4) pelo presidente da Casa, Henrique Alves (PMDB/RN), e atende a uma antiga reivindicação da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).


Já nesta quinta-feira (11.4), deputados das comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e da FPA reuniram-se com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para levar a preocupação do setor e pedir apoio para mudanças no rito das demarcações.

Moradores de Suiá Missú saqueiam e incendeiam caminhão que transportava mantimentos a indígenas de MT

Em pauta, a questão das demarcação de terras indígenas e quilombolas. Membros da Frente avaliam que os processos iniciados pela Funai, Incra e Secretaria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (Seppir) para criação de novas reservas são uma afronta ao direito de propriedade.

CPI da FUNAI já tem 140 assinaturas das 171 necessárias para a criação

O mesmo grupo de parlamentares reuniu-se com na semana passana com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para solicitar que todos os processos de demarcação de terras indígenas sejam suspensos enquanto as novas regras são formuladas.

Ao analisar a questão territorial indígena no Brasil, o membro da Comissão de Integração Nacional nacional, Desenvovimento Regional e Amazônia, deputado Moreira Mendes (PSD-MT), disse que há um descompasso entre as demarcações e a realidade, por isso a importância de rever e discutir os procedimentos para a demarcação e ampliação de terras indígenas.

“Queremos um controle da sociedade nesses assuntos. A Constituição prevê lei complementar para se discutir a questão da exploração do solo, da riqueza mineral. Então, também deve ser o Congresso o último a dar a palavra sobre criação de novas terras indígenas, não este festival antropológico que nós estamos vendo hoje”, declarou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet