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Terça-feira, 21 de maio de 2024

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Chevrolet onix ou hyundai HB20: Por qual vale mais a pena esperar?

Foto: (Foto: Rafael Munhoz/Autoesporte)

Hyundai HB20 x Chevrolet Onix

Hyundai HB20 x Chevrolet Onix

Para que pudéssemos dizer que o HB20 chegou com tudo em 2012 só falta uma coisa: ele, realmente, chegar! Como mostramos aqui no site e, mais recentemente, no Blog Quarentena, a espera pelo hatch pode durar até 180 dias. Com a demora, quem deseja começar 2013 com um hatch novo já olha para os lados em busca de opções. As revendas da Chevrolet estão entre as mais procuradas. Mas, por lá, também não se encontra Onix com facilidade. Uma ou outra unidade está disponível para pronta entrega. Porém, no geral, é preciso encarar períodos de até dois meses antes de levar o sucessor do Corsa para casa. Já que o jeito é aguardar, antes de colocar seu nome em qualquer lista de espera, veja o comparativo entre HB20 1.0 Comfort Style e Onix 1.0 LT e descubra qual dos dois hatches merece mais a sua paciência.


Se considerar apenas a questão da disponibildiade, o consumidor vai acabar escolhendo o Chevrolet. O preço, também, pesará a favor. Isso porque na configuração avaliada, o HB sai por R$ 36.995, com pintura sólida. Enquanto o rival é vendido R$ 34.990 - já com os opcionais ar-condicionado e MyLink, que somam R$ 3,3 mil ao valor de entrada. Ambos contam com airbag duplo, ABS e direção hidráulica.

Contudo, vale lembrar que sem os modelos disponíveis para este ano, fica difícil saber como as montadoras vão trabalhar os custos a partir de 1º de janeiro, quando terá fim (até segunda ordem) a redução do IPI. Em rápida consulta às revendas, encontramos posicionamentos distintos. Enquanto a maior parte dos vendedores da Hyundai diz que o retorno dos 7% de IPI será imediato e integral, alguns funcionários das concessionárias Chevrolet acenam com a possibilidade do aumento gradativo do preço do Onix - que tem sido oferecido com sobrepreço de R$ 1 mil, em média.

Diferenças e semelhanças

O tempo de espera e o preço são os primeiros passos para diferenciar os modelos. Mas há muitas coisas que ambos têm em comum. Por exemplo, eles parecem carros de um segmento superior e apresentam estilo bem resolvido. Não vou entrar no mérito da beleza. Mas é claro que o Hyundai tem design arrojado e moderno e que o Onix consegue se descolar, e muito, das linhas controversas que a Chevrolet deu a Spin e Cobalt - modelos com os quais ele compartilha a plataforma. Vejamos se em outros quesitos os dois também estão lado a lado.

Desempenho e comportamento

Em termos de potência, os dois hatches empatam, entregam 80 cv quando abastecidos com etanol. O motor Kappa 1.0 12 válvulas do Hyundai, porém, é mais moderno; tem três cilindros e duplo comando de válvulas variável. O propulsor do Onix não traz grandes avanços: é uma atualização do 1.0 V8 VHC-E. A Chevrolet garante que 80% de seus componentes são novos, que o atrito interno foi reduzido e que o torque em baixas rotações aumentou.

Ao traduzir as informações técnicas em impressões ao volante, o que se tem são dois carros que não decepcionam em absoluto no trânsito. Mas andam melhor quando os motores trabalham em rotação mais elevada. Depois de embalado, o HB20 abre vantagem sobre o Onix. A retomada de 60 a 100 km/h, por exemplo, é feita em 13,5 segundos (contra 15,1 s) . Para acelerar de 0 a 100 km/h, os dois, novamente, se emparelham: o Chevrolet é 0,1 segundo mais rápido e cumpre a prova em 15 s cravados.

Na hora de frear, vantagem, de novo, para o HB, que percorre 26,6 m antes de parar totalmente quando está a 80 km/h. O Onix precisa de mais de espaço, 29,4 m.

O trabalho dos dois propulsores com seus respectivos câmbios merece elogio. Os componentes atuam afinados nos dois casos e as transmissões apresentam engates precisos. No HB, o câmbio é mais curtinho. No Onix, mais macio. A maciez se repete na suspensão e não tira a estabilidade do Chevrolet. Ao contrário, garante equilíbrio em curvas e pouca inclinação da carroceria. O HB também se comporta bem nessas situações, mas sua suspensão é mais ríspida e ruidosa - especialmente ao enfrentar buracos.

Acabamento

Esqueça o que se vê no Cobalt ou no Agile. O interior do Onix é mais agradável, mesmo com a forte presença de plástico - que, ao menos, é bastante agradável ao toque. O maior senão está no descuido com detalhes. A unidade avaliada no lançamento do veículo, em outubro, apresentava pequenas rebarbas e peças mal encaixadas, tropeços que se repetiram no modelo que veio para a redação. Um exemplo estava no desalinhamento da tampa do porta-luvas superior. No HB20 também há profusão de plástico. Mas as portas, ao menos, trazem forração parcial de tecido. A construção também é caprichada, com encaixes benfeitos e sem rebarbas.

Ergonomia

O motorista fica bem acomodado tanto no Hyundai quanto no Chevrolet. O banco do Onix dá mais suporte ao corpo e, assim como no HB, pode ter a altura do assento regulada. O "coreano" leva vantagem, contudo, ao oferecer volante ajustável em altura e profundidade. Os comandos são mais acessíveis no HB20, especialmente os botões do ar-condicionado, em local central e privilegiado no console central.

Faltou um pouco de cuidado com o posicionamento de certos componentes do Onix. Para acionar os vidros elétricos, por exemplo, o motorista tem de voltar bastante o braço para alcançar as teclas. Fechar a porta também é trabalhoso. Quem entra no carro pela primeira vez, fatalmente, corre a mão em falso pela porta, já que o puxador está igualmente recuado.

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