Olhar Direto

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Cidades

DIA DE PARALISAÇÃO

Com protesto, apenas uma equipe de peritos criminais trabalha hoje em Cuiabá e VG

Com o protesto dos peritos criminais, apenas uma equipe estará de plantão durante todo o dia (04.12) para atendimento de ocorrências em Cuiabá e Várzea Grande. Na prática, conforme o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais de Mato Grosso (Sindpeco/MT), Márcio Godoy, somente os casos de acidentes com vítimas e crimes contra a vida serão atendidos, mas haverá uma demanda de tempo muito maior para a execução dos serviços, considerando o efetivo reduzido. Normalmente, segundo o presidente, quatro equipes, atuam diariamente.


Em Mato Grosso, atuam apenas 140 peritos criminais responsáveis e apenas os serviços essenciais serão mantidos. A categoria suspendeu o expediente interno e permanecerá mobilizada na data de hoje para chamar à atenção quanto a melhorias para categoria responsável por realizar procedimentos nas áreas de biotecnologia, biologia, engenharia civil, trânsito, contabilidade, farmácia física, fonoaudiologia, matemática, química, computação, meio ambiente, criminalística, entre outras áreas.

Solicitações

Dentre as reinvindicações da categoria está o pagamento do adicional pela insalubridade o que ocorria até o ano de 2000, quando o governo federal decidiu pagar o chamado subsídio, que engloba vários adicionais. “Como as atividades da perícia são altamente insalubres, pois os profissionais se expõem a perigos diversos, como contato com alta tensão, além de sangue e outros materiais biológicos e químicos. “Nosso trabalho é altamente complexo, pois é a partir do laudo pericial que se pode incriminar ou absolver acusados”. Ele cita que no ano passado houve negociação quanto a questão, mas em continuidade.

A previsão de orçamento é outro ponto questionado pelos servidores peritos. Em 2013, o valor destinado à Politec foi de cerca de R$ 5 milhões. Segundo Godoy, em 2014, o orçamento será reduzido pela metade.

Márcio pontua que durante todo o dia, os peritos estarão mobilizados na sede da Politec, no bairro Carumbé e durante à tarde farão uma análise do movimento. Como desde o dia 29 de novembro já aprovaram o indicativo de greve poderão aprovar a deflagração por tempo indeterminado do protesto. 

A assessoria de imprensa da Secretaria de Administração informou que o governo está aberto ao diálogo com a categoria  e que já realizou duas rodadas de negociação com o Sindicato,mas ainda não se chegou a um denominador comum quanto às solicitações pontuadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet