Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Sem solução

Com risco aos motoristas, marginal do viaduto do Despraiado continua desbloqueada; fotos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Com risco aos motoristas, marginal do viaduto do Despraiado continua desbloqueada;  fotos
Quase duas semanas após o Olhar Direto denunciar a abertura da marginal do viaduto do Despraiado por populares, a situação permanece a mesma. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) havia prometido fechar novamente a rua, fato que não aconteceu até o momento. Com as intensas chuvas, há a possibilidade de que algo caia do morro ou que um tapume se desprenda e possa colocar a vida dos condutores em risco.


Leia mais:
Populares ‘desbloqueiam’ marginal do viaduto do Despraiado sob risco de desmoronamento; fotos
 
A denúncia foi feita no ultimo dia 9 deste mês pela reportagem do Olhar Direto. A rua fica ao lado do ‘Morro do Despraiado’, que está passando por obras após o desmoronamento que atingiu o local na madrugada do dia 12 de novembro, após uma forte chuva na capital mato-grossense. Por pouco, várias residências que ficam na encosta não vieram abaixo. Na época, nove famílias tiveram de ser retiradas por conta do risco de novos deslizamentos.

O coordenador de trânsito da SMTU, Jota Júnior, ressaltou que a demanda já foi passada, mas que a pasta depende da Defesa Civil de Cuiabá para recolocar o gelo baiano que impedia a passagem dos veículos: "Nós não temos este tipo de caminhão, que é o Munck. Este serviço terá de ser feito pela Defesa Civil, porém, daremos todo o apoio no trânsito".
 
Vale lembrar que a Defesa Civil de Cuiabá não autorizou a liberação da via e pediu para que ela fosse fechada novamente.O coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, Oscar Amelito, informou nesta quarta-feira (21) ao Olhar Direto que: "Estamos tendo dificuldade com o caminhão Munck, que é utilizado para recolocar o gelo baiano, mas isto não justifica.Há um risco muito grande ali, não digo de desmoronamento, mas de que algo caia ou algum tapume se desprenda".

Amelito ainda acrescentou que uma reunião com o novo secretário da SMTU foi marcada para discutir o assunto: "Tem a questão de uma ou duas empresas que precisam ter o acesso no começo da via, por isso, estamos vendo como resolveremos a situação. A intenção é de sinalizar que ali é uma rua sem saída e deixar aberto apenas até onde vão estes estabelecimentos". A rua só deverá ser liberada para trânsito quando os serviços estiverem 100% finalizados.
 
Morro do Despraiado
 
O trecho que estava interditado fica logo após a rotatória que liga os Bairros Quilombo e Despraiado. Quem necessita de continuar o trajeto pela avenida Miguel Sutil, tem de passar pelo viaduto Domingos Iglesias ou utilizar o desvio já adotado anteriormente pela avenida Afonso Pena/Rua Tenente Eulálio Guerra/ Marechal Deodoro até a Miguel Sutil no viaduto da Rodoviária. Apenas o acesso para o comércio e moradores locais esta garantido.
 
A empresa Pavimentação e Obras Ltda, responsável pela obra, utiliza a técnica de retaludamento da encosta natural empregando ainda uma proteção superficial com vegetação por hidro-semeadura. A solução foi estruturada em Projeto Básico que baseou a elaboração do Plano de Trabalho/Termo de Referência. O custo dos serviços é de R$ 1.956.446,43.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet