Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Averiguações

Comissão externa do Senado pode chegar a garimpo de Pontes e Lacerda

Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

Comissão externa do Senado pode chegar a  garimpo de Pontes e Lacerda
O Senado Federal estuda criar uma comissão externa para visitar o garimpo na Serra da Borda, no município de Pontes e Lacerda (457 km de Cuiabá), descoberto há pouco mais de dois meses. A proposta, de autoria do senador Wellington Fagundes (PR-MT), foi anunciada na terça-feira, 20. Na semana passada o prefeito da cidade, Donizete Barbosa, foi à Brasília pedir ajuda ao Ministério de Minas e Energia, no intuito de encontrar uma solução para o garimpo, considerado ilegal.


Leia mais:
Com desmonte de garimpo em MT, polícia teme que aventureiros sejam cooptados pelo tráfico


Para o parlamentar,  o garimpo tornou-se uma “tragédia anunciada”, uma vez que o município não tem estrutura para atender a demanda de garimpeiros que chegou ao local nos últimos dois meses, depois das notícias de que o ouro estaria sendo encontrado na superfície.

Na semana passada, a Justiça determinou o fechamento imediato do local que não possui licença do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para exploração da área.  

O Ministério Público Federal (MPF) iniciou a expedição, na segunda-feira, 19, de recomendações à Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e para o comércio de Pontes e Lacerda solicitando uma série de medidas de orientação, informação e fiscalização relacionadas ao garimpo ilegal instalado na Serra da Borda, nas proximidades da cidade.

No mesmo dia, um deslizamento deixou cinco pessoas feridas no local. Para o MPF, a área apresenta um risco inadmissível à integridade física das pessoas que lá estão instaladas, quer pela alta probabilidade de acidentes, em razão das condições do terreno e das perfurações realizadas, quer pela presença de pessoas portando armas e pela venda livre de bebidas alcoólicas.

Fagundes ressaltou que a região está sendo considerada como uma segunda “Serra Pelada”, já que contabiliza mais de cinco mil pessoas trabalhando na exploração de ouro. Nessa segunda-feira (19), um barranco desmoronou no local e algumas pessoas chegaram a se ferir.

“Lá está se transformando numa segunda Serra Pelada, e todos sabem o que foi o caos que isso representou. Para se ter uma ideia, uma pessoa, em apenas um dia garimpando, teria tirado dois quilos de ouro. Então, isso está virando uma loucura, uma corrida total. E a notícia, hoje, é pela Internet, é pelas mídias sociais. Estão chegando os caminhões, ônibus fretados. Isso, então, pode virar um caos total’, alertou.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet