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Consórcio VLT realiza teste de prova de carga em Viaduto da UFMT

26 Dez 2012 - 18:23

Priscilla Silva - Especial para o Olhar Direto

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Consórcio VLT realiza teste de prova de carga em Viaduto da UFMT
A estrutura do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) passou por um teste de prova de carga. De acordo com a assessoria de imprensa do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, todas as obras de arte especiais que possuírem mais de 100 estacas serão testadas.


Um segundo teste poderá ser realizado em janeiro, quando a estrutura alcançar mais de 200 estacas. A primeira avaliação teve duração de 19 horas e foi realizada entre os dias 19 e 20 de dezembro.

Para realizar a avaliação uma carga máxima de 265 toneladas, mais 50%, foi aplicada sobre uma estaca similar à da estrutura que está sendo erguida.

O viaduto da UFMT está na fase final da fundação, com a conclusão do 10° eixo de blocos (cada eixo tem três blocos, sendo que cada bloco possui seis estacas) que vão sustentar os pilares e vigas transversinas do viaduto, por onde passará o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e os demais veículos.

Avaliação

Segundo o Consórcio, “tudo ocorreu conforme o programado e a análise dos resultados das provas de carga permitirá um melhor conhecimento do comportamento do solo/elemento de fundação. Isso garante confiabilidade ao projeto e subsidia a equipe projetista na definição do comportamento das estacas nos carregamentos verticais na obra que está sendo executada”.

Para a realização das provas, o Consórcio VLT contratou uma empresa especializada que executou a prova de carga estática com estrutura e equipamentos específicos.

Tudo ocorreu conforme o programado e a análise dos resultados das provas de carga permitirá um melhor conhecimento do comportamento do solo/elemento de fundação. Isso garante confiabilidade ao projeto e subsidia a equipe projetista na definição do comportamento das estacas nos carregamentos verticais na obra que está sendo executada.

Regras

Pelas normas NBR 6122 (projeto e execução de fundações) e NBR 12131 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a cada 100 estacas cravadas em uma obra é necessária a realização de provas de carga (que simula o peso dos veículos que passam sobre o viaduto).

No caso da obra de arte da UFMT, que terá 200 estacas, serão necessários dois testes, sendo que o segundo já está sendo programado. Até agora 176 estacas foram cravadas e compõem os blocos de concreto que vão sustentar os pilares do viaduto.

O viaduto será composto por três tipos de estrutura, a infra (fundação – estacas e blocos), a supra (pilares e vigas) e a meso (laje e pavimento). Com a conclusão dos testes e da estrutura de fundação, o consórcio dará início à construção da supra estrutura.

Obra

Viaduto da UFMT terá 428 metros e está sendo construído sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves e a via de acesso ao campus da UFMT e será constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e da via permanente do VLT.

Com informações da assessoria.
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