Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Coordenador Nacional do MST conhece trabalhos da agricultura familiar feitos em Rondonópolis

Membros locais e o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, José Valdir Misnerovicz, foram recebidos pelo prefeito Percival Muniz, em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (18), para tratar de questões pontuais que envolvem o Município e a Agricultura Familiar, no sentido de valorizar os pequenos produtores. Percival falou sobre a importância do MST evoluir em parcerias, inclusive com o agronegócio e destacou o trabalho com a piscicultura que é desenvolvido com os pequenos produtores de Rondonópolis.


Para Percival, o MST tem condições de usar sua força política e de instituição de renome nacional para ser a porta de entrada de investimentos, que cheguem via parceria, inclusive com os grandes produtores. “Eu não tenho dúvida alguma que instituições que representam grandes produtores, estão abertas a sentar para conversar com o MST e selar parcerias. Não adianta o pequeno agricultor querer competir com os grandes”, analisou o prefeito.

José Valdir informou ao prefeito na reunião que o Movimento foi informado em Brasília que novos assentamentos e novas linhas de crédito para dar condições de produção em pequenas áreas devem ser retomados dentro das políticas do Governo Federal. “Temos as grandes discussões nacionais e as grandes políticas decididas para toda nação, mas as coisas efetivamente acontecem localmente. O diálogo de uma administração municipal com o Movimento é fundamental, até porque já está mais do que sabido que viemos para ajudar e não para atrapalhar nada”, afirmou.

Após ouvir o coordenador e receber algumas reivindicações da categoria, dentre elas melhorias em estradas rurais que passam por assentamentos e a reforma de algumas pontes de madeira, o prefeito chamou a atenção para o trabalho feito com a piscicultura que a atual gestão implantou para reforçar a renda do homem do campo. “O nosso secretário de agricultura [Renato Mendes] está orientado a ser parceiro. Prova disso é que, mesmo tendo só 3% do orçamento destinado ao setor, estamos tocando projetos importantes, como é, por exemplo, o caso da piscicultura, em que com o apoio da Coder, já abrimos diversos açudes em propriedades, treinamos o pessoal e tem muita gente ganhando dinheiro com isso“, elencou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet