Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

ALERTA

Crise hídrica pode ser fator para aumento de 57% nos casos de dengue

07 Fev 2015 - 09:39

Da Redação - Patrícia Neves/ Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

Crise hídrica pode ser fator para aumento de 57% nos casos de dengue
O número de casos de dengue nas quatro primeiras semanas do ano aumentou 57,2% entre 2014 e 2015, saltando de 26.017 para 40.916 em todo o Brasil. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, coloca, entre os motivos do aumento, a crise hídrica, que faz com que muitas pessoas estoquem água em casa.  Em Mato Grosso, em comparação com o primeiro mês do ano de 2014, quando foram notificados 1.331 casos de dengue, Mato Grosso conseguiu reduzir o índice em 49,7%, já que no mesmo período deste ano foram registrados apenas 669 casos. 

Leia Mais:
Piscinas podem ser foco de reprodução do mosquito da dengue

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o município de Sinop registrou os maiores números com 200 notificações e está em alerta. Não há registro de óbitos por dengue no estado, porém dois casos notificados em 2014 ainda estão sob investigação.  No entanto, apesar da redução, medidas preventivas devem continuar a ser adotadas. 

Segundo  o ministro, “ inquestionável que a crise hídrica e a seca apresentam uma situação de risco maior para a proliferação do Aedes aegypt, na medida em que as pessoas tendem a armazenar água sem proteção. Não há problema em fazer armazenamento, mas qualquer processo de armazenamento de água deve respeitar a proteção,pois a água limpa parada, mesmo que seja de chuva, de bica, vai aumentar o risco de proliferação das larvas. O acondicionamento correto, tapar esses recipientes, é fundamental”, avaliou o ministro.

Chioro disse que o governo vai fazer um estudo para ver a relação entre a falta de água e o número de casos de dengue e vai alertar para que a população guarde água com segurança. O ministro ressaltou que há uma grande preocupação com a doença, pois o aumento aconteceu em período anterior aos meses de maior incidência, que são março e abril.

“Aumentou o número de casos de dengue em um período que não era para aumentar”, disse o ministro. Ele destaca que cada lugar tem um motivo diferente para o aumento da ocorrência do mosquito e que cada família deve estar atenta aos pontos de acúmulo de água em suas casas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet