Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Sem previsão de chuva

Cuiabá registra a maior temperatura do ano e umidade fica menor que de deserto

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Cuiabá registra a maior temperatura do ano e umidade fica menor que de deserto
Os cuiabanos devem continuar a sofrer com o calor, pelo menos até o próximo feriado de 7 de setembro (segunda). Nesta quarta-feira (02), o 9º Distrito de Meteorologia, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), registrou a maior temperatura do ano na capital mato-grossense (40.7ºC). A umidade relativa do ar caiu para 9% na tarde hoje, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Alguns termômetros do centro da cidade chegaram a marcar 47ºC.


Leia mais:
Chove em regiões do Nortão após ‘onda’ de calor e moradores comemoram
 
Em entrevista ao Olhar Direto, a chefe do setor de observação de meteorologia do 9º Distrito, Dalzete da Cruz, revelou que “nesta quarta-feira nós tivemos a maior temperatura do ano, 40.7ºC. Até segunda-feira (7), nós continuamos sem previsão de chuva e com calor intenso”.
 
Apesar de a estação ter registrado ‘apenas’ 40.7ºC (já que o 9º Distrito fica afastado do centro da cidade), alguns termômetros da capital mato-grossense chegaram a marcar 47ºC nos últimos dias. As imagens foram registradas por alguns internautas e postadas em redes sociais. No centro de Cuiabá a temperatura é maior já que há muito concreto (que segura o calor), além de um intenso movimento de veículos. Sendo assim, a sensação fica muito maior.
 
De acordo com o CPTEC, às 15 horas desta quarta-feira os termômetros marcavam 40ºC e a umidade relativa era de 9%, menor que a de região de deserto (o deserto do Saara possui uma média entre 10% e 15% de umidade relativa do ar). Para os próximos dias, o cuiabano terá, novamente, que se acostumar com o calor.


 
Ainda conforme o CPTEC, as máximas podem atingir 43ºC (quinta-feira), 42ºC (sexta-feira) e 41ºC (sábado). A chuva só deve cair em Cuiabá na próxima terça-feira (08), quando há 80% de chance de precipitação. Porém, nesta data a máxima ainda deve chegar a 39ºC.
 
Queimadas
 
Segundo dados do Inpe, Mato Grosso é o estado que mais registrou focos de queimada no pais. Até agora, foram 12.035 casos. Em segundo lugar aparece o estado do Pará, com 10.152 focos e em terceiro o Maranhão com 8.970 focos. A cidade mato-grossense com mais focos no ano é Colniza, com 807.

Confira a previsão:
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet