Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cidades

MONITORAMENTO ELETRÔNICO

Cuiabá terá radares a partir de julho; Getúlio Vargas e Isaac Póvoas irão 'estrear' equipamentos

Foto: Danilo Bezerra/ Olhar Direto

Cuiabá terá  radares a partir de julho; Getúlio Vargas e Isaac Póvoas  irão 'estrear' equipamentos
Ainda na primeira quinzena de julho as vias de Cuiabá terão monitoramento eletrônico. A informação é do secretário de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá, Antenor Figueiredo. Na última semana, segundo ele, a empresa vencedora do certame licitatório, o Consórcio CMT – Cuiabá Monitoramento de Trânsito e uma comissão técnica se reuniram para discutir os pontos das primeiras instalações e as avenidas Getúlio Vargas e Isaac Póvoas serão as primeiras. As avenidas terão os radares instalados nos semáforos para detectar aqueles que desrespeitam a sinalização.


Padre capota automóvel de paróquia em rodovia depois de pneu estourar

Mensalmente, cerca de dez mil notificações de trânsito são emitidas pelos agentes de fiscalização (amarelinhos), sendo que a falta do uso do cinto de segurança, o avanço do sinal vermelho, uso de celular aparecem nos ranking de ocorrências da SMTU.

Apesar das críticas ao sistema de monitoramento e da maciça rejeição quanto aos aparelhos de controle de velocidade, para Antenor pesquisas realizadas nas cidades que adotam o sistema evidenciam que existe uma expressiva queda no número de acidentes. “Os indicadores apontam que a reincidência é de 10%”.

Ao todo, R$ 39 milhões foram investidos para aquisição e processo de instalação dos aparelhos pela empresa operadora, que tem prazo de conclusão de um ano, seguindo etapas previstas em contrato, para a conclusão das instalações. A capital terá 44 lombadas eletrônicas, 44 radares fixos, 55 detectores de avanço semafórico, 30 câmeras de monitoramento, além de uma unidade móvel de monitoramento e dois radares móveis.

Estudo feito pela Secretaria apontou que as Avenidas Fernando Correa da Costa, Miguel Sutil e Historiador Rubens de Mendonça são as responsáveis pela maior parte dos acidentes de trânsito, motivados pelo excesso de velocidade, imprudência e por serem locais com grande quantidade de pessoas.

As lombadas eletrônicas entrarão em funcionamento nas avenidas Historiador Rubens de Mendonça, Beira Rio, Dante de Oliveira, Gonçalo Antunes de Barros, República do Líbano, General Melo, Lavapés, das Torres. Já os radares fixos serão instalados nas Avenidas Fernando Correa da Costa, Carmindo de Campos, Beira Rio, Historiador Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, Dante de Oliveira, Archimedes Pereira Lima, das Torres, República do Líbano.

A determinação para instalação dos radares em Cuiabá tem sua origem com uma determinação judicial originada por uma ação do Ministério Público Estadual (MPE) protocolada em 2011. Como não foi cumprida naquela gestão, o Executivo foi multado em valores que chegam a R$ 3 milhões. Mediante a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Prefeitura de Cuiabá e MPE, o dinheiro deverá ser revertido obras em benefício de Cuiabá.

Frota

A frota circulante na capital é de cerca de 366 mil veículos – até o mês de abril - de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT). Na prática, a tradução desse número representa que existe um automóvel em circulação, para cada 1,5 habitantes. Em atuação para fiscalizar o tráfego na capital do Estado estão cerca de170 'amarelinhos'.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet