Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Política MT

eleições 2016

Deputado defende Valtenir vice de Mendes mesmo após rompimento e mudança de partido

Foto: Marcos Lopes / AL-MT

Deputado defende Valtenir vice de Mendes mesmo após rompimento e mudança de partido
O deputado estadual e secretário-geral do PR, Emanuel Pinheiro, defende que o PR emplaque o candidato a vice-prefeito na chapa da reeleição do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB). Para isso, ele sugeriu dois nomes que ainda não se filiaram ao partido, mas que estão em fase de negociação: o deputado federal Valtenir Pereira (PROS) e o ex-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Gabriel Novis Neves.


Mendes aguarda resultado de venda da CAB para decidir sobre concessão de água em Cuiabá

Para a chapa com Valtenir prosperar, no entanto, é preciso antes promover o entendimento entre ele e o prefeito. Os dois já não se entendiam quando estavam no mesmo partido, devido à disputa interna por poder no PSB. A relação piorou quando Valtenir saiu do PSB para fundar o PROS em meio a brigas com o grupo político de Mendes, e levou consigo 11 dos 12 prefeitos da sigla, deixando o PSB esvaziado em 2013.

“O PR fez o convite aos dois e a filiação deles está bem encaminhada. O deputado Valtenir está ouvindo sua base, que está sendo amplamente favorável. Se houver uma janela para mudança de partido, ele deve se filiar ao PR. E na minha opinião, ele seria um excelente vice para o Mauro, se vier para o PR”, afirmou Pinheiro, que coordenou a campanha vitoriosa de Mendes em 2012.

O parlamentar disse que ainda não conversou com Valtenir nem com Mauro Mendes sobre a possibilidade. Pinheiro ainda minimizou as conseqüências da briga entre os dois.

“Em política não tem briga, tem desentendimento. Político que briga fecha as portas. Filinto Muller já dizia que você não pode tratar os adversários de modo que eles não possam voltar a ser seu aliado. Não pode explodir pontes. Eu continuo sendo aliado do Mauro e posso ser uma ponte, assim como Wellington Fagundes (PR) e Mauro Savi (PR). Valtenir apoiou a eleição do Mauro como prefeito em 2012 e foi um apoio importante”, analisou.

Já Gabriel Novis Neves, por sua vez, é cotado para ser lançado como candidato a prefeito. Ele já foi candidato ao cargo em 1985, pelo PDT, e perdeu para Dante de Oliveira. No entanto, aos 80 anos de idade, o professor e médico demonstrou pouca disposição para encabeçar uma corrida eleitoral. “Por esse motivo, acho que ele poderia ser um excelente nome para vice do Mauro. Um cuiabano formando chapa com um migrante de sucesso. Seria o casamento perfeito”, disse.

Outro ponto que pode ser problemático na possibilidade de o PR emplacar o vice é que o nome indicado pelo partido nas eleições de 2012, o então deputado estadual João Malheiros, renunciou ao cargo de vice-prefeito após a eleição, deixando Mendes sem vice e refém do presidente da Câmara. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet