Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

POSTURA DIFERENCIADA

Deputado evangélico avança em vazio político do agronegócio e pede campus da UFMT para Lucas do Rio Verde

Foto: Arlindo Teixeira Júnior / Divulgação

Deputado evangélico avança em vazio político do agronegócio e pede campus da UFMT para Lucas do Rio Verde
Aproveitando o vácuo da falta de um representante da região no Congresso, o deputado mato-grossense Victório Galli (PSC) solicitou ao ministro Cid Gomes, da Educação, de um campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Lucas do Rio Verde, região que mais cresce nas últimas décadas. Ele  destacou o potencial econômico do Estado e, nesse contexto, a participação de Lucas do Rio Verde, que alcançou crescimento de destaque e figura como um dos municípios de mais forte economia do Centro-Oeste brasileiro.

 
Leia também:
Deputados questionam pagamento para empreiteira ligada a Nininho; governo Taques garante lisura

“O potencial econômico do Estado, e de Lucas do Rio Verde, justifica todo e qualquer investimento público, em todos os setores”, argumentou o deputado cristão. Lucas registra índice de crescimento acima de 10 por cento ao ano e a população passou de pouco mais de 11 mil habitantes em 2000 chegando hoje a aproximadamente 50 mil habitantes.
 
“É bom frisar: Crescimento com qualidade de vida!”, enfatizou Victório, que é professor universitário, em pronunciamento na Câmara. Ele lembrou que em pouco tempo o município se tornou pólo de desenvolvimento econômico e social, conquistando um dos melhores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País.
 
Dos 5.570 municípios brasileiros, Lucas do Rio Verde está entre os 250 primeiros em desenvolvimento humano (249º). Os dados fazem parte do estudo divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), de 2013.
 
Os elevados índices de produtividade na agricultura vêm da alta tecnologia implantada, fundamental para Lucas do Rio Verde firmar-se rapidamente entre os mais importantes pólos do agronegócio de Mato Grosso e do País.
 
Nesse contexto,  Victório Galli argumentou que  há anos a sociedade Luverdense luta por um campus da UFMT. “A luta tem sido encampada pelos representantes políticos, porque, por mais desenvolvimento que Lucas do Rio e Verde tenha alcançado, a necessidade do investimento na educação fala mais alto. A população jovem do Município e região está indo embora, por falta da qualificação profissional superior”, pontuou  o deputado do PSC.
 
Victório lembrou que, em 2011, o então deputado Wellington Fagundes apresentou projeto de lei para instituir o campus da UFMT em Lucas, porém, em 2013, o projeto foi rejeitado, por um entendimento técnico da Comissão de Educação.
 
O deputado do PSC destacou a “presença marcante” da UFMT no desenvolvimento de Mato Grosso, com um quadro de professores e demais profissionais que vem realizando trabalho de alto nível, enfrentando todos os desafios que o Estado oferece, principalmente pela sua dimensão territorial.
 
“Um Campus da UFMT em Lucas do Rio Verde proporcionará relevantes benefícios para a região. Temos esperança que a nossa proposição brote, vingue e gere frutos, disseminando sementes da prosperidade, pelo desenvolvimento de Mato Grosso, para o bem do Brasil. Com a bênção de Deus!”, defendeu Victório Galli.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet