Olhar Direto

Domingo, 26 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Deputado suspeito de envolvimento com Cachoeira diz que irá à CPI

O deputado federal Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), suspeito de envolvimento com o esquema do bicheiro Carlinhos Cachoeira de exploração do jogo ilegal, afirmou nesta segunda-feira (8) que irá comparecer ao depoimento marcado pela CPI para esta terça-feira (9) na CPI do Cachoeira.


“Estarei lá e respondendo a todas as perguntas que me forem feitas”, disse o parlamentar ao G1.

Esta é a segunda vez que Leréia é convocado para prestar depoimento aos parlamentares. No começo de setembro, Leréia tinha audiência marcada, mas, no dia determinado, enviou comunicado à CPI dizendo que não iria comparecer. A secretaria da CPI informou, na ocasião, que Leréia tinha alegado compromissos pessoais anteriormente assumidos.

Lereia esclarece que eram compromissos eleitorais. “Da última vez, eu tinha uma agenda eleitoral e não tive como participar. Desta vez estarei lá e tranquilo”, disse o deputado.

Denúncias
Segundo a Polícia Federal, Leréia mantinha relação próxima com Cachoeira e, conforme gravações de escutas telefônicas, chegou a receber a senha do cartão de crédito do bicheiro.

O própro Leréia chegou a afirmar no plenário da Câmara, em maio, que era amigo do bicheiro. Na ocasião, o deputado lembrou que era aniversário de Cachoeira.

"Meu nome é citado várias vezes como uma pessoa que falou frequentemente com o senhor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, que, por sinal, faz aniversário hoje”, disse Leréia. “Está preso aí na Papuda. Faz 49 anos e é meu amigo pessoal”, disse o deputado na ocasião.

Interceptações telefônicas feitas pela Polícia Federal e que estão com a CPI mostram a proximidade entre o deputado e o bicheiro. Em uma das gravações, feita no dia 3 de junho de 2011, Leréia afirma que estava indo à sede da Construtura Delta para conversar com Cachoeira.

As interceptações telefônicas, de acordo com a CPI, dão conta ainda de que repasses de dinheiro eram feitos ao deputado. Ele teria recebdio cerca de R$ 85 mil.

Requerimentos
Já na quarta (10), os integrantes da comissão se reúnem a partir das 10h15 para análise de requerimentos. Há mais de 300 requerimentos acumulados. Entre eles, os que pedem a quebra de sigilos das empresas suspeitas de serem fantasmas no esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira.

Segundo o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), além dos requerimentos, os líderes partidários que compõem a comissão também devem começar a analisar o pedido feito pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) para prorrogar a CPI. A comissão tem prazo para funcionar até o dia 4 de novembro, mas pode ser prorrogada por mais 180 dias. Para que a prorrogação aconteça, são necessárias, no mínimo, 27 assinaturas no Senado e 171 na Câmara, mesmo número que foi preciso para a criação da comissão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet