Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

AUTONOMIA

Deputados de MT votam a favor de projeto que regulamenta criação de municípios

Foto: Reprodução

Plenário da Câmara

Plenário da Câmara

Cinco deputados federais mato-grossenses votaram a favor do projeto de lei complementar que regulamenta a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios, aprovado na noite desta terça-feira (4) pela Câmara dos Deputados. São eles: Carlos Bezerra (PMDB), Júlio Campos (DEM), Nilson Leitão (PSDB), Pedro Henry (PP) e Valtenir Pereira (PSB).


No total, foram 319 votos favoráveis, 32 contrários e duas abstenções. Aprovado pelo Senado em 2008, o projeto vai ter de ser novamente apreciado pelos senadores, já que a Câmara aprovou um substitutivo ao texto, com várias alterações.

Mauro Mendes avalia que Cuiabá seria afetada por criação de cidades
Para Silval, criação de cidades não geraria impacto financeiro em Mato Grosso

O projeto define que a criação de municípios dependerá de estudo de viabilidade financeira municipal, população mínima e de consulta prévia por meio de plebiscito nos municípios envolvidos. A proposta deve permitir, em curto prazo, a formação de 150 cidades (atualmente, o país tem 5.570), segundo a frente parlamentar de apoio à criação de municípios.

De acordo com a Associação Mato-grossense das Áreas Emancipandas e Anexandas (Amaea) – idealizada por José Riva (deputado estadual e presidente afastado da Assembleia Legislativa pela Justiça), 20 distritos mato-grossenses têm condições favoráveis à emancipação. Dos 20, 14 são propostos por Riva. 

O projeto prevê que o passo inicial para a criação de um município deverá ser a apresentação de requerimento dirigido à Assembleia Legislativa e subscrito por, no mínimo, 20% dos eleitores residentes na área geográfica diretamente afetada que se pretenda emancipar.

O deputado Eliene Lima (PSD) registrou presença na sessão; no entanto, segundo relatório disponibilizado pela Câmara, não se manifestou na votação do substitutivo ao texto principal. Da bancada mato-grossense, que tem oito representantes na Casa, Homero Pereira (PSD) está licenciado e Wellington Fagundes (PR) não compareceu à sessão.

Destaque

Por 219 votos a 134, o plenário da Câmara aprovou destaque do PSDB para retirar do texto a proibição de se instalar município em áreas pertencentes à União, suas autarquias e fundações. Ainda conforme dados disponibilizados pela Câmara, Bezerra, Lima, Campos e Leitão apoiaram o destaque. Pereira, não.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet