Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Nova Mutum

Diretor de cadeia e agentes são presos por fuga de 26 detentos e roubo de armas

Foto: Ilustração/Internet

Diretor de cadeia e agentes são presos por fuga de 26 detentos e roubo de armas
O diretor da cadeia pública de Nova Mutum e dois agentes prisionais que estavam trabalhando durante a madrugada de hoje, 5, estão presos e vão responder criminalmente pela fuga de 26 detentos da unidade, que abrigava a um total de 74 homens.  A informação acaba de ser confirmada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.


Leia Mais:
Agentes que 'deixaram' mulher entrar em cadeia de onde 27 presos fugiram são levados para delegacia
Agentes são rendidos e 25 presos fogem da cadeia de Nova Mutum; polícia monta força-tarefa


Na manhã de hoje, os três foram conduzidos para delegacia municipal onde prestaram depoimento para delegada Angelina Andrade.
 
Os agentes penitenciários e o diretor da unidade foram considerados negligentes durante a conduta funcional. Duas mulheres foram até a unidade durante a madrugada e conseguiram dopar os três com uma substância ainda desconhecida. De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso (Sindispen/MT), há suspeita de que os agentes fizeram uso de bebidas durante o expediente.  A Polícia Civil confirmou o indiciamento dos três servidores por crimes de s três servidores  por facilitação qualificada de fuga de presos, sob sua custódia, e peculato culposo pela subtração de armamento da cadeia. 
 
O autor do plano seria o detento Bruno Ojeda Amorim, que responde por crimes de roubo, tentativa de homicídio, formação de quadrilha e porte ilegal de arma de fogo. O suspeito, em posse da chave repassada pela namorada, abriu as cinco celas da unidade, dando fuga aos reeducando. “Tudo indica que ele planejou e executou com auxílio da namorada”, disse a delegada Angelina. 

O presidente do Sindicato dos Agentes em MT, João Batista, acompanha o caso e afirmou que as medidas cabíveis, comprovadas, as responsabilidades devem ser adotadas. 

Conforme dados coletados após a contagem de presos, fugiram do local um total de 26 detentos (e não 25 e 26 como havia sido divulgado inicialmente à imprensa). Desse total, cinco já foram recapturados em uma ação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal (PRF), Civil, Militar, além do Serviço de Operações Especiais (SOE) da Secretaria de Justiça.  A Secretaria de Justiça informou que a unidade possui capacidade para abrigar 55 presos, mas mantinha em cárcere um total de 74. 

Aproveitando que os servidores públicos estavam dopados, os 26 bandidos deixaram a unidade pelo portão da frente. Todo armamento usado para segurança do local, três espingardas e um revólver, também foi roubado. 

*Atualizada 15h21
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet