Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política MT

BATALHA CAMPAL

Diversos órgãos da administração indireta de MT podem passar janeiro sem direção; Detran é o mais disputado

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Diversos órgãos da administração indireta de MT podem passar janeiro sem direção; Detran é o mais disputado
O corre-corre no escritório de transição do governador eleito José Pedro Taques (PDT) nesta terça-feira (30), antevéspera do Ano Novo, tinha um motivo crucial: a definição dos nomes do segundo e terceiro escalões do próximo governo. “Nada será feito sem ampla avaliação. Estamos conversando com os partidos e com os parlamentares, conforme entendimento prévio, para definir a questão”, argumentou o futuro secretário da Casa Civil, Paulo Taques.


Leia também:
Paolla será adjunta na Casa Civil e Luciane é opção no Intermat; Shinohara na Cultura, Esportes e Lazer

É possível que diversos órgãos atravessem o mês de janeiro de 2015, em parte ou pelos 30 dias, com administração interina, até que seja escolhida a direção definitiva.
 
A reportagem do Olhar Direto apurou que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Mato Grosso, dono da maior arrecadação, está entre os órgãos mais disputados.
 
Na seqüência, aparecem como objeto de desejo, no próximo governo, a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Junta Comercial do Estado (Jucemat) e o Instituto de Pesos, Medidas e Qualidade (Imeq), órgãos que têm autonomia administrativa e financeira.
 
A reportagem do Olhar Direto passou quase três horas conversando com pessoas que fizeram o entra-e-sai do local, improvisado para a transição. Originalmente o prédio foi construído, em fins da década de 1980, para ser o Restaurante do Servidor Público, ao lado da atual agência do Banco do Brasil, no ‘coração’ do Centro Político e Administrativo (CPA).  
 
Paulo Taques disse que a movimentação era normal e que ainda não estava definido sequer o primeiro escalão, porque o governador eleito ainda não escolheu quem será o titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec). “Existe somente um adjunto definido: José Roberto Miorim, para a Fazenda. O resto é especulação”,  afirmou o futuro chefe da Casa Civil.
 
Com interlocutores privilegiados, o Olhar Direto confirmou que pelo menos 10 ‘pretendentes’ disputam o Detran. Atualmente, o presidente do Detran é Eugênio Ernesto Destri, ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Sorriso, indicado pelo deputado estadual Mauro Savi (PR), primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
 
Desde 2006, quando emplacou Teodoro Lopes, o ‘Dóia’, atual Secretário de Finanças de Sinop, Mauro Savi tem a primazia de indicar um afilhado como presidente do Detran.
 
A Empaer também é objeto de desejo de vários pretendentes. O Sindicato dos Trabalhadores em Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa (Sinterp) indicou, em ofício recebido por Pedro Taques, duas listas tríplices para diretorias da Empaer. O governador ainda não confirmou nem rejeitou as indicações.
 
A busca por cargos é intensa, inclusive individualmente. “Eu não vou colocar a faca no pescoço de ninguém, mas vim buscar meu espaço. O governador [eleito Pedro] Taques se comprometeu em permitir que o movimento comunitário indicasse o próximo secretário adjunto de Assuntos Comunitários, e creio que tenho direito de pleitear”,disse o presidente da Associação dos Moradores do Pedra 90, Marco Antônio do Nascimento, o ‘Baiano do Pedra 90’. Ele conversou com a futura secretária adjunta da Casa Civil, Paola Reis, que acompanha Pedro Taques há anos.
 
Baiano do Pedra 90 é um dos mais polêmicos líderes de comunidades da Grande Cuiabá. O mais cotado para a Secretaria Adjunto de Assuntos Comunitários na pasta Trabalho e Assistência Social (Setas) é o presidente da União Coxipoense de Associações de Moradores (Ucam), José Maurício Pereira. Atualmente o secretário Adjunto de Assuntos Comunitários é o professor Benjamin Franklin Lira de Araújo, desde 2007 – época do governador Blairo Maggi.
 
Nomes cotados

Conforme a reportagem do Olhar Direto já antecipou, Paolla Reis é o nome mais cotado para assumir a secretaria adjunta da Casa Civil, comandada por Paulo César Taques. A deputada estadual Luciane Bezerra (PSB), que chegou a ser cotada para assumir a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), deve ficar com o comando do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). Outro que tem chance é o ex-deputado Jair Mariano, que já foi presidente do Intermat no primeiro governo Maggi.
  
O professor Pedro Luiz Shinohara deve assumir a secretaria adjunta de Esportes e Lazer,  a ser fundida com a Secretaria de Estado de Cultura,  sob o comando do maestro Leandro Carvalho. Shinohara foi secretário de Esportes de Cuiabá na gestão do ex-prefeito e atual deputado estadual Wilson Santos (PSDB).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet