Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política MT

CONSENSO

Eliene Lima assume coordenação da bancada de MT no Congresso

Foto: Assessoria

Blairo Maggi, Homero Pereira, Jayme Campos, Valtenir Pereira, Pedro Taques, Wellington Fagundes, Eliene Lima e Júlio Campos

Blairo Maggi, Homero Pereira, Jayme Campos, Valtenir Pereira, Pedro Taques, Wellington Fagundes, Eliene Lima e Júlio Campos

O deputado federal Eliene Lima (PSD) acabou de ser escolhido para coordenar a bancada federal de Mato Grosso no Congresso Nacional, onde o estado tem 11 representantes (oito deputados e três senadores). Segundo ele, a escolha ocorreu de forma consensual, sem votação. Lima vai substituir Homero Pereira (PSD), que estava exercendo a função há pouco mais de um ano .


Além de Lima, Carlos Bezerra (PMDB) e Valtenir Pereira (PSB) haviam demonstrado interesse no posto. Os deputados Nilson Leitão (PSDB) e Bezerra não participaram da reunião realizada hoje para definição do novo coordenador. A escolha de Homero Pereira também foi consensual, segundo a bancada. 

Lima deve permanecer um ano como coordenador. Ele citou que, na reunião, houve uma discussão sobre a necessidade de mais transparência nas ações da bancada. “A ideia é que os encaminhamentos ocorram de forma mais coletiva. E que a bancada, que é pequena (em comparação com as bancadas de outras unidades da federação), produza resultados à altura da sociedade mato-grossense”.

Reitora da UFMT anula concurso por recomendação do MPF

Considerando que uma das tarefas do coordenador é defender os interesses do estado junto ao governo federal e que um dos desafios é a liberação de emendas (apresentada ao Orçamento da União), o novo coordenador disse que se trata de “um trabalho que requer persistência junto à secretaria de Relações Institucionais (do governo federal)”. Ainda em relação à questão das emendas, em rápida entrevista, ele mencionou que o governador Silval Barbosa (PMDB) pode colaborar.

A bancada mato-grossense propôs R$ 365.068.692 em emendas para este ano. Mas as emendas acabaram somando R$ 410.001.692 na lei orçamentária anual aprovada para 2013. No entanto, a aprovação em lei não significa que esses milhões vão ser liberados. Uma das emendas, por exemplo, prevê dinheiro para que seja contruído e equipado novo prédio do hospital universitário Júlio Muller.


Primeira atualização às 10h31. 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet