Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

nesta segunda

Em Brasília, Taques vai defender moratória da dívida dos estados e municípios com a União

Em Brasília, Taques vai defender moratória da dívida dos estados e municípios com a União
O governador Pedro Taques (PSDB) defende na data de hoje, 1, em Brasília, a moratória das dívidas do Estados com a União pelo período de três anos. A medida é tida pelo tucano como fundamental para garantir margem a novos investimentos.  Taques participa nesta manhã de uma reunião com o secretário de segurança pública, Fábio Galindo, onde assina termo para ampliar investimentos para área e, na sequência, viaja  para reunião do Fórum Permanente dos Governadores.

 
Leia Mais:
Taques defende moratória de 3 anos para dívidas dos Estados; MT passa de R$ 5 bilhões

Somente Mato Grosso possui mais de R$ 5 bilhões de dívidas com a União e, para piorar, uma parte está amarrada contratualmente em dólar, com o Bank Of América.  “É um debate imprescindível, porque os estados estão asfixiados, sem capacidade de investimento”, ponderou ele em recente entrevista ao Olhar Direto.
 
Segundo ele, a medida (moratória) já foi tomada em 1998, durante o primeiro mandato do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB)
 
Segundo o Governo do Estado, no encontro, os governadores devem tratar ainda da retomada das operações de crédito que necessitam de autorização do Governo Federal. O Governo do Estado tenta destravar junto à União a liberação dos recursos do programa Pró-Concreto.
 
Em 28 de dezembro do ano passado, os governadores se reuniram em Brasília e cobraram do ministro Nelson Barbosa a regulamentação da proposta que mudou o indexador dos juros da dívida pública. No outro dia após a reunião, o Governo Federal editou o Decreto 8.616 atendendo a reivindicação e alterando o indexador.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet