Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Esportes

Em último ato por Bola de Ouro, Barça estreia trio de ferro contra Real de CR7

A Fifa divulgará na próxima terça-feira os 23 finalistas da Bola de Ouro 2014. Não há dúvidas de que Cristiano Ronaldo, James Rodríguez, Lionel MessiNeymar e Luis Suárez estarão presentes na lista, mas o Superclássico entre Real Madrid e Barcelona costuma ser feito de vencedores, e não meros participantes. Se há algum último ato antes da votação geral do prêmio individual mais cobiçado do futebol, ele acontecerá neste sábado, a partir das 14h (de Brasília), no Santiago Bernabéu, pela nona rodada do Campeonato Espanhol. 


Definitivamente não é pouco. Mais de 100 países em todo o mundo assistirão ao clássico, menos badalado apenas do que a final da Liga dos Campeões. Para Cristiano Ronaldo, protagonista do lado merengue, é a chance de carimbar o excelente momento após decepcionante participação na Copa do Mundo, quando atuou longe das condições físicas e caiu com Portugal na primeira fase. Pelo início de temporada avassalador (15 gols no Espanhol e 21 desde agosto), ele é o favorito a reter a reluzente Bola de Ouro em cerimônia da Fifa no próximo 12 de janeiro, em Zurique, na Suíça. Mas não o único.

O Barcelona contará pela primeira vez com o seu trio de ferro (ainda carecendo de melhor apelido). A dupla “Neymessi” ganhou o reforço de Luis Suárez, em campo depois de quatro meses ao cumprir suspensão pela mordida no italiano Giorgio Chiellini. A indefinição passa pelo aproveitamento do uruguaio: o técnico Luis Enrique ainda não definiu se o colocará entre os titulares ou apenas no segundo tempo.


- Não vou dizer se ele será titular ou não, mas Luis Suárez terá minutos. Não sei quantos, mas alguns ele terá – resumiu o treinador.

É improvável que Suárez concorra ao prêmio máximo da Fifa. O seu Mundial acabou ainda na fase de grupos e, por mais que tenha conquistado a Chuteira de Ouro pelos 31 gols no Campeonato Inglês com o Liverpool, o período de inatividade vota contra uma boa colocação.

Não é o caso de Neymar e Messi. O brasileiro, tímido em seu primeiro ano na Europa, agora é o artilheiro do Barça no Espanhol, com oito gols em sete jogos. Também marcou duas vezes na Champions (três jogos), aproximando-se das estatísticas coletadas em 2013/2014 (15 gols em 40 partidas) em poucos meses. Pela Seleção, mais cinco gols em quatro confrontos pós-Copa. O quinto lugar em 2013 parece fácil de ser ao menos repetido.

Messi pode e deve ter ambições maiores. Ainda é quem manda e desmanda no Barcelona e, mesmo atrás de Neymar na artilharia (tem sete gols), ganhou pontos por adotar uma versão mais altruísta - o craque se destaca também pelas assistências, sete no Espanhol. Também soma dois gols na Champions e carrega o prêmio de melhor jogador da última Copa do Mundo, por mais que a eleição tenha dividido opiniões. 


Se marcar neste sábado, Messi quebrará ainda outro recorde: o de maior artilheiro de todos os tempos do Campeonato Espanhol. Após 285 jogos, ele soma 250 gols, um a menos que Telmo Zarra (277 partidas), ex-Athletic Bilbao - nomes como Hugo Sánchez, Raúl González e Alfredo Di Stéfano foram passados para trás. Na história do Superclássico, o camisa 10 já é o líder, com 21 gols e 12 assistências (em 28 jogos). Cristiano Ronaldo tem 13 gols e é o único capaz de alcançá-lo, por mais árdua que seja a missão entre caça e caçador - não necessariamente nesta ordem...

Confira as prováveis escalações:

Real Madrid: Casillas, Arbeloa, Pepe, Sergio Ramos e Marcelo; Kroos, Modric e Isco (Khedira); James Rodríguez, Benzema e Cristiano Ronaldo. Técnico: Carlo Ancelotti.

Barcelona: Bravo, Daniel Alves, Piqué, Mathieu e Alba; Busquets, Rakitic e Iniesta; Neymar, Suárez (Pedro) e Messi. Técnico: Luis Enrique.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet