Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estado divulga dados da Dengue

Mato Grosso registrou 4.559 casos notificados de Dengue até a primeira semana do mês de abril. Em comparação com o ano de 2014, quando 5.357 casos foram notificados, houve uma redução de 14,88%. Sinop e Cuiabá são os municípios que apresentaram os maiores números de notificações, com 1.018 e 432 casos, respectivamente.


Segundo dados do boletim epidemiológico da área de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mato Grosso já contabiliza quarenta cidades em alerta e quatorze em estado de risco. Os municípios de Araputanga, Rio Branco e Santa Carmem apresentaram os maiores índices de infestação, acima de 3,9%.

Em relação à ocorrência de óbitos relacionados à doença, sete casos foram informados, tendo uma confirmação no município de Sapezal. As outras seis mortes continuam em investigação e aguardam resultado.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarão apesar de o número de casos ser menor este ano em relação a 2014, o alerta deve ser mantido e os cuidados redobrados. “Ainda estamos no período de maior transmissão da doença, quando ocorrem as chuvas, por isso a necessidade de reforçar junto à população o trabalho de orientação e prevenção, para que os criadouros sejam eliminados não deixando o mosquito se proliferar”, alertou.

Combater os criadouros dos mosquitos requer ações simples e práticas, como evitar água parada em qualquer tipo de recipiente. Além disso, é preciso manter os quintais e terenos sempre limpos e as caixas d’águas devidamente fechadas. As ações também evitam outra doença ainda mais agressiva, a Febre Chikungunya, transmitida, também por mosquitos do gênero Aedes, Ae. aegypti e Ae. Albopictus. Recomenda‐se que o paciente ao apresentar sinais e sintomas da doença, deve procurar imediatamente os serviços de saúde e evitar o uso medicamentos sem prescrição médica.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet