Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estudo mostra que o solo dos oceanos está repleto de lixo de vários tipos, inclusive latinhas de cerveja

Estudo mostra que o solo dos oceanos está repleto de lixo de vários tipos, inclusive latinhas de cerveja
Uma nova pesquisa mostrou que é possível encontrar uma quantidade impressionante de lixo no fundo dos oceanos.


Esse lixo, que consiste em garrafas, sacos plásticos, redes de pesca, e tudo mais que você puder imaginar, foi encontrado em todo o Mediterrâneo, chegando até o meio Atlântico, estendendo-se a uma distância de mais de 3.200 quilômetros.

Esse acúmulo é uma das maiores ameaças a saúde dos nossos oceanos. O homem despeja mais de 6,4 milhões de toneladas de lixo no oceanos anualmente. E não é apenas o visual que é afetado. O lixo pode ser confundido com alimentos por uma grande variedade de organismos marinhos, sendo ingeridos por eles. Os animais também podem ficar presos em redes de pesca, um problema enfrentado por vários mamíferos, tartarugas e aves.

"Descobrimos que o plástico foi o item residual mais encontrado no fundo do mar, enquanto o lixo associado a atividades de pesca (linhas de pesca descartadas e redes) foi, especificamente, encontrado mais em regiões elevadas, bancos de areia, montes e cordilheiras oceânicas”, observou Christopher Pham, da Universidade de Açores, através de um comunicado. "As acumulações mais densas de lixo foram encontrados em profundos cânions submarinos”, disse.

"A grande quantidade de lixo atingindo o fundo do oceano é um grande problema em todo o mundo", acrescentou Kerry Howell, Professor Associado do Instituto de Marinha da Universidade de Plymouth.
"Nossos resultados destacam a extensão do problema e a necessidade de ações para evitar o aumento da acumulação de lixo em ambientes marinhos", finalizou o especialista.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet