Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

em julho

Falhas de contenção na execução da obra da Trincheira Jurumirim causaram deslizamento

Foto: Marcos Vergueiro/Secom Cuiabá

Falhas de contenção na execução da obra da Trincheira Jurumirim causaram deslizamento
O deslizamento de parte da via da Trincheira Jurumirim, há um mês, foi ocasionado por falhas de contenção na execução da obra da trincheira. A conclusão é do relatório protocolado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). O desmoronamento levou a Defesa Civil, em 08 de julho, a pedir a interdição de meia pista da Avenida Miguel Sutil, na altura da Trincheira da Avenida Jurumirim, sentido Coxipó, visto a ocorrência de uma chuva torrencial na noite anterior.

 
O relatório foi protocolado pelo presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Silveira Samaniego, na tarde desta sexta-feira (07) junto à Procuradoria da República, à Promotoria de Justiça da 36ª Promotoria do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Propriedade Administrativa, ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e à Superintendência da Defesa Civil do Município de Cuiabá.

Leia mais:
Pista da trincheira Jurumirim é interditada pela Defesa Civil por conta de desmoronamento; fotos
 
O deslizamento ocorreu próximo ao cruzamento da Avenida Miguel Sutil com a Avenida Gonçalo Antunes de Barros (Jurumirim).
 
O laudo aponta que "O uso incorreto de solo solto em terreno adjacente à obra, bem como a ausência de drenagem e contenção, ocasionou o sinistro". O relatório aponta, ainda, que o aterro, existente entre a trincheira e o terreno cedeu por não haver um muro de contenção e drenagem.
 
De acordo com o documento, "O solo existente no terreno desapropriado é resultado da movimentação de terra na obra da trincheira. Após a execução dos trabalhos este material permaneceu no local. Não foram executadas compactação por camada, execução de talude ou cobertura vegetal. Não foram executados ainda, estrutura de contenção para proteger as edificações e nem drenagem".
 
O documento do Crea-MT aconselha que medidas imediatas sejam tomadas ara que o dano não venha a se agravar, evitando assim que acidentes ocorram no local.
 
As obras da Trincheira Jurumirim foram executadas pelo Consórcio Sobelltar, por meio de contrato com o governo de Mato Grosso, através da Secopa.
 
O laudo foi assinado pelo Engenheiro Civil Juares Samaniego, Presidente do Crea-MT, Especialista em Avaliações e Pericias de Engenharia, Coordenador Adjunto do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea/Mutua e presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis Nacional (Abenc).
 
Confira aqui o laudo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet